Agora

Profission­ais dizem que cumpriram a missão e vão fazer falta no país

- EG

Com misto de tristeza e surpresa, vários médicos cubanos ouvidos pela reportagem ontem disseram que retornarão para Cuba com orgulho. Mas temem que a população brasileira que utiliza a rede pública de saúde fique desassisti­da.

“Infelizmen­te, a população que irá sentir nossa falta, principalm­ente o Brasil, que possui tanta carência de atendiment­o médico”, disse a médica Yaribel Litort, 29, que trabalha na Unidade de Saúde do Parque Andreense, uma das áreas mais carentes de Santo André.

Nesta unidade, a médica ressalta que ela atende a toda região.”não existe outro profission­al generalist­a ali. Temo pela população mais carente que utiliza o SUS (Sistema Único de Saúde). Do mesmo jeito que vim, volto”, diz Yaribel,que chegou em agosto de 2016 no Brasil e começou o trabalho na rede de atenção básica em outubro do mesmo ano.

Formado há nove anos em universida­de de Cuba, Benedicto Ruiz Soto, 34 anos, que atual na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Primavera, diz que, se tiver de voltar para o seu país, voltará sem problema algum. “Lá, terei trabalho também e encontrare­i com minha família. Aqui, além de saudade, deixarei muitas amizades que fiz pelo meu trabalho”, diz o profission­al, que também aprecia a comida nordestina.

Com 25 anos de formação e mãe de dois filhos e avó de dois netos, uma dos 33 profission­ais de Cuba em Mauá, que não quis se identifica­r, foi mais crítica. “Eu não tenho que mostrar que sou médica para o presidente eleito. Achei isso falta de respeito”, afirma, indignada referindo-se a recente declaração do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

 ?? Robson Ventura/folhapress ?? Fachada da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Primavera, em Mauá (Grande SP); dos 42 médicos inscritos no programa no município, 33 são cubanos
Robson Ventura/folhapress Fachada da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Primavera, em Mauá (Grande SP); dos 42 médicos inscritos no programa no município, 33 são cubanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil