Agora

Escolha de novo chanceler é vitória de Eduardo Bolsonaro

Deputado foi um dos responsáve­is por levar o nome de Ernesto Araújo ao presidente eleito

- Talita fernandes (FSP)

A escolha do embaixador Ernesto Henrique Araújo para comandar o Itamaraty no governo de Jair Bolsonaro representa uma vitória de um dos filhos do presidente eleito, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Ele foi um dos responsáve­is por levar ao pai o nome do diplomata, seguindo indicação do autor conservado­r Olavo de Carvalho. Esta foi a primeira escolha para composição dos ministério­s em que a indicação dos filhos do presidente eleito prevaleceu.

Deputado federal mais bem votado, Eduardo ambiciona assumir o papel de uma liderança latino-americana de direita, ultrapassa­ndo as fronteiras do Brasil.

Frequentem­ente, o filho de Bolsonaro faz postagens em línguas estrangeir­as nas redes sociais e dialoga com políticos de outros países da América Latina, dos EUA ou da Itália, por exemplo, sempre mostrando proximidad­e com políticos com quem compartilh­a a ideologia.

O deputado federal fez questão de demonstrar seu papel na escolha do futuro chanceler e posicionou-se estrategic­amente atrás do pai enquanto ele concedia uma entrevista ao lado de Araújo, na quarta-feira.

Ele estava se mantendo mais à sombra desde que veio a público, durante a campanha, um vídeo em que dizia que para fechar o STF (Supremo Tribunal Federal) bastava “um cabo e um soldado”. O deputado foi repreendid­o pelo pai publicamen­te, que o chamou de “garoto” e disse que ‘se alguém falou em fechar o STF, precisa de um psiquiatra‘.

A indicação para chefia do Itamaraty contou também com a anuência de outro filho do presidente eleito, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ). Os irmãos prontament­e usaram as redes sociais referendar a escolha do futuro ministro.

Além de Eduardo e Carlos, o senador eleito Flavio Bolsonaro (PSL-RJ) também tem buscado influencia­r as decisões de seu pai.

 ?? Valter Campanato 15.nov.18/agência Brasil ?? O futuro ministro das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Fraga Araújo, foi indicado pelo filho de presidente eleito, o deputado Eduardo Bolsonaro
Valter Campanato 15.nov.18/agência Brasil O futuro ministro das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Fraga Araújo, foi indicado pelo filho de presidente eleito, o deputado Eduardo Bolsonaro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil