Agora

Brasileiro que matou parentes pega perpétua

Jovem de 22 anos assassinou tios e primos pequenos e, depois esquartejo­u corpos na Espanha

- (Agências)

O brasileiro que matou seus tios e primos na Espanha em 2016 foi condenado ontem à prisão perpétua.

François Patrick Nogueira, 22 anos, já havia sido considerad­o culpado por um tribunal espanhol no último dia 3, mas a sentença ainda não havia sido determinad­a.

Nogueira confessou ter assassinad­o e esquarteja­do os tios e os filhos deles, de 1 e 3 anos, na cidade de Pioz.

Ele recebeu a pena máxima prevista no Código Penal espanhol: prisão perpétua que pode ser revisada após 25 anos de sentença.

O brasileiro fugiu, pouco depois de cometer o assassinat­o, para João Pessoa (PB). Retornou à Espanha em outubro de 2016 e se entregou à polícia, convencido por sua família de que seria melhor cumprir pena na Europa.

Nogueira, que em um exame psicológic­o foi descrito com um perfil de personalid­ade psicopátic­a, manipulado­r, egocêntric­o e sem empatia, assassinou primeiro a facadas a tia, Janaína Santos Américo, 39 anos, e os dois filhos do casal, de 1 e 3 anos. Esperou a chegada do tio materno Marcos Campos, 40, e também o matou.

No começo do julgamento, em 24 de outubro, ele pediu perdão à sua família e à família de Janaína.

A promotoria sustentou que ele agiu de forma premeditad­a e pediu a pena máxima, mas a defesa buscava uma pena inferior, alegando “transtorno mental transitóri­o” e o atenuante de ele ter confessado o crime.

Durante o julgamento, o brasileiro se defendeu alegando que sentia emoções incontrolá­veis. “Notei que minhas emoções, o modo como me comporto, não é igual ao dos demais, é sempre agravado”, declarou Nogueira no tribunal.

Os corpos dos adultos foram esquarteja­dos e os pedaços, colocados em sacolas plásticas. Depois, o jovem limpou a casa, a si mesmo, e esperou para pegar o ônibus de volta na manhã seguinte, de acordo com os documentos judiciais.

 ?? Reprodução/arquivo pessoal ?? O brasileiro François Patrick Nogueira, 22 anos, fugiu para o Brasil, mas retornou para a Espanha
Reprodução/arquivo pessoal O brasileiro François Patrick Nogueira, 22 anos, fugiu para o Brasil, mas retornou para a Espanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil