Agora

Tribunal questiona 38% das receitas declaradas por eleito

Segundo TSE, 7% das despesas que foram apresentad­as por Bolsonaro também são questionad­as

- Ranier bragon letícia casado (FSP)

Os indícios de irregulari­dade apontados pelos técnicos do Tribunal Superior Eleitoral nas contas de Jair Bolsonaro (PSL) representa­m 38% das receitas e 7% das despesas declaradas pela campanha do presidente eleito.

Ao todo, a Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidária­s do tribunal listou suspeitas sobre R$ 1,6 milhão das receitas (38% do total) e R$ 296 mil das despesas (12% do total).

Na terça-feira, o ministro Luís Roberto Barroso, relator das contas de Bolsonaro, deu prazo de três dias para que a campanha do presidente eleito se manifeste sobre os problemas apontados pelos técnicos. Após isso, a assessoria do tribunal preparará seu parecer final, sugerindo aprovação, aprovação com ressalvas ou rejeição das contas. A palavra final cabe ao plenário do TSE.

Em 2014, a área técnica do tribunal recomendou a rejeição das contas da então presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) por irregulari­dades que correspond­iam a 4% das receitas e 14% das despesas declaradas. O TSE, ao julgar as contas, decidiu pela aprovação com ressalvas.

Mesmo assim, o caso foi o ponto de partida para uma Ação de Investigaç­ão Judicial Eleitoral que, em 2017, quase resultou na cassação da chapa, já com Michel Temer (MDB), vice de Dilma, no comando do país. O TSE arquivou o caso por estreita margem —4 votos a 3.

Eventual rejeição das contas de Bolsonaro não o impedirá de ser diplomado e de tomar posse em janeiro.

No caso de desaprovaç­ão, as contas são encaminhad­as ao Ministério Público Eleitoral para avaliar a propositur­a de ação de investigaç­ão judicial, por abuso de poder econômico ou político.

Se as contas de um candidato são aprovadas com ressalva, o plenário do TSE também pode encaminhar o caso para o Ministério Público. Independen­temente disso, o procurador ou algum partido pode pedir a abertura de uma investigaç­ão.

 ?? Valter Campanato - 14.nov.18/agência Brasil ?? Jair Bolsonaro, presidente eleito: defesa diz que dúvidas sobre contas serão respondida­s ao TSE
Valter Campanato - 14.nov.18/agência Brasil Jair Bolsonaro, presidente eleito: defesa diz que dúvidas sobre contas serão respondida­s ao TSE
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil