Agora

Campos Neto presidirá o Banco Central

- (FSP)

O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, optou pelo executivo Roberto Campos Neto, 49 anos, na presidênci­a do Banco Central.

A permanênci­a do secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, também acabou confirmada ontem.

Guedes já tem três nomes fechados para integrar a equipe econômica do governo Jair Bolsonaro —o novo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvi­mento Econômico e Social), Joaquim Levy, foi anunciado no início da semana.

Diretor do Santander, Campos Neto já era considerad­o para a tarefa desde antes da eleição. A seu favor, ele tem a experiênci­a no setor bancário e no mercado financeiro, além da total confiança do futuro ministro.

O futuro presidente do Banco Central é neto do exministro do Planejamen­to (1964-1967) e economista Roberto Campos.

Integrante­s da equipe de transição afirmam que o futuro presidente conhece a cozinha da relação dos bancos com o BC, o que lhe garante traquejo para lidar com corridas especulati­vas contra o real, por exemplo.

À frente da Tesouraria do Santander, ele comandava as operações financeira­s do banco no Brasil e também na América Latina. Seu nome chegou a ser cogitado para uma diretoria global do Santander, em setembro.

Desde a semana passada, começou a trabalhar na equipe econômica de transição, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), e por isso seu nome para ocupar um cargo no governo passou a ser ventilado de maneira mais forte.

Guedes tentou manter o atual presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, no cargo, como uma forma de sinalizar apoio a um BC formalment­e independen­te de interferên­cias políticas.

Em encontros antes e após a eleição, chegou a sondar o titular, que por sua vez preferiu deixar o governo.

Um convite formal, porém, nunca chegou a ser feito.

Em nota ontem, Ilan falou em “motivos pessoais” para deixar o governo.

 ?? Silvia Zamboni - 3.set.18/valor/agência O Globo ?? Roberto Campos Neto é o 3º nome confirmado para a equipe econômica do furo ministro Paulo Guedes
Silvia Zamboni - 3.set.18/valor/agência O Globo Roberto Campos Neto é o 3º nome confirmado para a equipe econômica do furo ministro Paulo Guedes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil