Agora

Linha da CPTM é afetada e população é prejudicad­a

Circulação de trens entre estações Ceasa e Cidade Universitá­ria, da linha 9-esmeralda, foi paralisada ontem

- (FSP)

A circulação de trens entre duas estações da linha 9-esmeralda, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos), foi interrompi­da ontem pela manhã após a avaliação de risco de queda do viaduto na marginal Pinheiros, que passa por cima dos trilhos. Assim, a linha, que fica paralela à marginal e liga o extremo sul da capital a Osasco (Grande São Paulo), foi separada em duas.

A circulação de trens teve de ser paralisada entre as estações Cidade Universitá­ria e Ceasa.

Teme-se que a trepidação da passagem dos trens possa compromete­r a estrutura do viaduto, agravando ainda mais o risco de total colapso da via elevada.

A linha 9-esmeralda é a segunda mais movimentad­a da CPTM, com cerca de 600 mil passageiro­s em dia útil, e se conecta a duas linhas de metrô e outra da CPTM.

Ontem, o passageiro da CPTM teve de descer nas estações Ceasa ou Pinheiros e pegar um ônibus gratuito, do sistema emergencia­l Paese, para seguir a viagem pela linha 9-esmeralda.

A prefeitura disponibil­izou 30 ônibus para este serviço. Mas ainda que ontem o trânsito estava esvaziado, devido o feriado da República, longas filas de passageiro­s se formaram e os ônibus saiam lotados das estações.

Para os próximos dias, a prefeitura considera aumentar o número de ônibus do serviço.

O secretário municipal de infraestru­tura urbana, Vitor Aly, disse que a prioridade da prefeitura é garantir a segurança do viaduto para que a CPTM possa voltar a operar normalment­e. “Estamos tentando minimizar o transtorno para a população de São Paulo, que é garantir a segurança do transporte urbano”, afirmou.

Enquanto isso não acontece, a CPTM orienta que o passageiro de Osasco utilize a linha 8-diamante, que chega à estação Barra Funda, onde poderá utilizar o metrô. Vitor Aly, secretário municipal de infraestru­tura urbana Paese, com ônibus gratuito, é disponibil­izado no trajeto afetado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil