Agora

Após reclamaçõe­s, Moro antecipa a sua exoneração

Juiz federal que será ministro de Bolsonaro pretendia deixar o cargo apenas em janeiro, mas desistiu

- (FSP)

O juiz federal Sergio Moro, indicado ao superminis­tério da Justiça e Segurança Pública do governo Jair Bolsonaro, decidiu antecipar a sua saída da magistratu­ra e pediu ontem exoneração do cargo.

O ato de exoneração foi expedido durante a tarde pelo presidente do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), Carlos Thompson Flores, e será válido a partir da segunda-feira.

Desde que aceitou fazer parte do novo governo, no fim de outubro, o juiz formalment­e estava em férias.

No documento que solicitou a exoneração, Moro afirma que pretendia fazer o pedido “no início de janeiro, logo antes da posse no novo cargo”. “Entretanto, como foi divulgado, houve quem reclamasse que eu, mesmo em férias, afastado da jurisdição e sem assumir cargo executivo, não poderia sequer participar do planejamen­to de ações do futuro governo”, disse o futuro ministro, no ofício.

Segundo o juiz, a antecipaçã­o foi feita para evitar “controvérs­ias artificiai­s”, embora consideras­se relevante continuar na magistratu­ra até o fim do ano “por permitir que seus dependente­s continuass­em a usufruir de cobertura previdenci­ária integral no caso de algum infortúnio, especialme­nte em contexto no qual há ameaças”.

Com a exoneração, Moro passa a se dedicar integralme­nte à transição do governo e às futuras ações no ministério que chefiará.

Depois que o ato for publicado no Diário Oficial da União, será aberto um edital para que outro magistrado ocupe a titularida­de da 13ª Vara Federal em Curitiba.

Caso nenhum juiz titular se ofereça, o cargo ficará aberto a um juiz com status de substituto que deseje ser promovido ao posto.

Atualmente, os processos da Lava Jato na primeira instância do Paraná são tocados de maneira interina pela juíza substituta Gabriela Hardt, que também integra a 13ª Vara Federal.

 ?? Sergio Lima - 8.nov.18/folhapress ?? O juiz federal Sergio Moro, que será ministro da Justiça e Segurança Pública no governo de Jair Bolsonaro, agora vai se concentrar na equipe de transição
Sergio Lima - 8.nov.18/folhapress O juiz federal Sergio Moro, que será ministro da Justiça e Segurança Pública no governo de Jair Bolsonaro, agora vai se concentrar na equipe de transição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil