Agora

Viaduto cede mais um pouco, e Covas cria comitê de criise

Desde a última quinta-feira, ponte cedeu 1,2 cm do lado esquerdo e 1 cm do lado direito

- Guilherme seto (FSP)

O viaduto que cedeu durante a madrugada de quinta-feira na pista expressa da marginal Pinheiros, sentido Castello Branco, zona oeste, ainda não atingiu ponto de estabilida­de e se movimentou mais um pouco ontem.

Diante do cenário, o prefeito Bruno Covas (PSDB) instalou um comitê de crise para discutir soluções para o viaduto. O grupo é composto pelos secretário­s de Subprefeit­uras, Infraestru­tura, Comunicaçã­o e Transporte­s, e o prefeito.

Segundo o secretário de Infraestru­tura, Vitor Aly, a oscilação ocorreu devido à variação de temperatur­a durante a noite e era esperada.

“Apesar de ter ficado estável durante todo o dia, no período da noite, em função da mudança de temperatur­a, houve uma movimentaç­ão. Tivemos um recalque, do lado direito, de 3 mm, e outro [de 7 mm] do lado esquerdo”, disse Aly.

Ao todo, desde quinta, o viaduto, que tem risco de desabar, cedeu 1 cm do lado direito e 1,2 cm do lado esquerdo. A gestão Covas avalia que, nos próximos dias, a estrutura deve ceder um pouco mais e se apoiar no escorament­o metálico.

Isso permitiria que se iniciassem testes para a retomada do funcioname­nto regular da linha 9-esmeralda da CPTM. A circulação de trens foi interrompi­da entre as estações Pinheiros e Ceasa para evitar trepidaçõe­s. “É uma área de risco ainda. É uma estrutura que está doente, tanto que está se movimentan­do. Teremos mais uma vez queda de temperatur­a e esperamos que a estrutura trabalhe um pouco mais”, completou Aly, que disse que ainda não existe uma previsão para que se decida definitiva­mente o que fazer.

“A gente não consegue ter acesso ao interior da estrutura. A gente não sabe o tamanho do dano causado dentro da estrutura pelo acidente. Quando o monitorame­nto mostrar que as movimentaç­ões são as esperadas de uma estrutura sã nós nos sentiremos segurados para começar a trabalhar dentro da estrutura”, concluiu. Vitor Aly, secretário de Infraestru­tura e Obras

 ?? Aloisio Mauricio/fotoarena/folhapress ?? Operários trabalham no degrau, que foi pichado durante a madrugada de ontem, onde o viaduto cedeu, na marginal Pinheiros (zona oeste); local voltou a mostrar oscilações e prefeitura instalou comitê de crise
Aloisio Mauricio/fotoarena/folhapress Operários trabalham no degrau, que foi pichado durante a madrugada de ontem, onde o viaduto cedeu, na marginal Pinheiros (zona oeste); local voltou a mostrar oscilações e prefeitura instalou comitê de crise

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil