Agora

Saúde prorroga inscrição e adia chegada de médicos

- (FSP e TC)

Brasília O Ministério da Saúde, sob gestão Michel Temer (MDB), prorrogou o prazo de inscrições para o novo edital do Mais Médicos, aberto para preencher as vagas deixadas após a saída de Cuba do programa, e adiou a chegada dos profission­ais aos municípios.

A seleção foi aberta na quarta. Médicos, porém, relataram falhas e dificuldad­es em acessar o sistema que recebe as inscrições.

Na quarta, o ministério informou ter recebido mais de 1 milhão de acessos simultâneo­s no momento da abertura das inscrições, “volume caracterís­tico de ataques cibernétic­os”. O total também é “mais que o dobro do número de médicos em atuação no país”. Em razão dessas falhas, o fim das inscrições, previsto para domingo, foi adiado para o dia 7 de dezembro, uma sexta-feira.

Com isso, os médicos que já estiverem inscritos e alocados poderão se apresentar nos municípios entre hoje e o dia 14 de dezembro —o prazo anterior era 3 de dezembro.

Em nota, o Departamen­to de Informátic­a do SUS diz que já identifico­u a maior parcela dos robôs e máquinas programada­s que promoveram os ataques ao site do Mais Médicos. Questionad­a, a pasta não informou de onde vieram os ataques

Até as 17h de ontem, foram registrada­s 11.429 inscrições para o edital emergencia­l, segundo balanço do ministério. Deste total, porém, apenas 5.212 foram efetivadas.

O Cremesp (Conselho de Medicina de SP) diz que dará prioridade no atendiment­o para o registro profission­al de médicos recém-formados interessad­os em participar do programa federal.

 ?? Pedro Ladeira/folhapress ?? Médica cubana segura bandeiras do Brasil e de Cuba, durante check-in no aeroporto de Brasília
Pedro Ladeira/folhapress Médica cubana segura bandeiras do Brasil e de Cuba, durante check-in no aeroporto de Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil