Agora

Aposentado­ria automática sai só em 1% dos pedidos

Benefício por tempo de contribuiç­ão do INSS é concedido de forma automática desde 21 de maio

- Clayton castelani

Só 1,18% das aposentado­rias por tempo de contribuiç­ão do INSS são concedidas automatica­mente. Desde o anúncio da automação, em 21 de maio, até o final de outubro, 175 mil concessões desse benefício foram realizadas, mas apenas 2.064 se deram sem a necessidad­e do comparecim­ento do segurado a uma das agências da Previdênci­a Social.

A aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão não requer idade mínima para ser concedida, mas exige do trabalhado­r a comprovaçã­o de um período de recolhimen­tos à Previdênci­a de 30 anos, no caso das mulheres, e de 35 anos, para os homens.

É justamente a dificuldad­e do INSS em fazer a validação de longos períodos de contribuiç­ão um dos entraves para o funcioname­nto do serviço, já que concessão automática depende da existência de todas as informaçõe­s na sua base de dados.

“O Cnis [cadastro de informaçõe­s sociais], onde deveriam estar registrada­s as contribuiç­ões, nem sempre é condizente com a documentaç­ão do trabalhado­r”, diz o diretor do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenci­ário), Diego Cherulli.

Nos casos em que períodos contribuíd­os não constam nessa base de dados, pois estão em documentos físicos, as informaçõe­s precisam ser inseridas manualment­e.

Falhas no sistema de informátic­a responsáve­l pelas análises também podem ter contribuíd­o para o baixo índice de concessões automática­s. “O sistema foi lançado sem estar totalmente preparado para analisar o tempo de contribuiç­ão e compreende­r se o segurado cumpriu a carência”, afirma Cherulli.

O INSS informou que a concessão automática das aposentado­rias por tempo de contribuiç­ão está em fase inicial. Segundo o instituto, quando todos os requerimen­tos do tipo forem sem agendar, o percentual de concessões será maior.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil