Agora

Ex-aliados, Galiotte e Marino buscam cargo de presidente

Pela primeira vez na história do Palmeiras, próximo mandatário vai ser eleito para um período de três anos

- Luís andré rosa

Os associados da Sociedade Esportiva Palmeiras, 104 anos, escolhem amanhã o 40º presidente da história.

Candidato à reeleição, o advogado Maurício Precivalle Galiotte, 49 anos, enfrenta o empresário Genaro Marino Neto, 62 anos, primeiro vice da atual administra­ção, que rompeu com o mandatário.

Pela primeira vez, a votação será na chapa, e não em cinco candidatos —o presidente e os quatro vices.

Com a reforma do estatuto, aprovada pelos conselheir­os no último dia 21 de maio, o mandato da próxima gestão será de três anos.

Cerca de 8.000 sócios, maiores de idade com no mínimo três anos de registro, têm direito ao voto. Em 2014, na reeleição de Paulo Nobre, votaram 4.080 pessoas. Dois anos depois, com Galiotte candidato único, o número caiu para 1.733 participan­tes. A escolha poderá ser feita das 8h às 17h. As urnas eletrônica­s estarão na sede social do Palestra Itália.

Em sua maioria, os votantes refletem a composição do Conselho Deliberati­vo, amplamente controlado pela atual administra­ção, com o apoio de Leila Pereira, a dona da patrocinad­ora Crefisa e que realizou inúmeros eventos de apoio à situação.

Com o esforço desses conselheir­os, verdadeiro­s cabos eleitorais, e o Verdão muito próximo de ser campeão brasileiro, Maurício Galiotte é favorito contra Marino.

O atual mandatário defende com todas as forças a continuida­de da parceira, que foi um dos pontos que causaram o rompimento.

O dirigente afirma que, sem esse aporte financeiro, o Palmeiras viveria sem problemas, mas perderia a competitiv­idade. Caso ele seja eleito, a renovação será feita por mais três anos.

Do outro lado, está o primeiro vice-presidente, que tem apoio do ex-presidente Paulo Nobre, desafeto de Leila Pereira. Marino, que está sendo processado pela conselheir­a, tentou a reaproxima­ção com a empresária por meio de uma carta, mas não obteve resposta.

Se não houver nenhum problema, a vitória de um dos candidatos, por maioria simples dos votos válidos, será conhecida até as 20h.

O início do triênio é contado a partir de janeiro. Na primeira reunião do Conselho Deliberati­vo, o escolhido é aclamado.

 ?? Rafael Hupsel/folhapress ?? O advogado Maurício Galiotte busca a reeleição tendo como principal cabo eleitoral as empresas que injetam dinheiro e contratam reforços para o Verdão
Rafael Hupsel/folhapress O advogado Maurício Galiotte busca a reeleição tendo como principal cabo eleitoral as empresas que injetam dinheiro e contratam reforços para o Verdão
 ?? Rafael Hupsel/folhapress ?? Candidato de oposição, o empresário Genaro Marino, que rompeu com o atual presidente, tem como desafio vencer a disputa sem o apoio da patrocinad­ora
Rafael Hupsel/folhapress Candidato de oposição, o empresário Genaro Marino, que rompeu com o atual presidente, tem como desafio vencer a disputa sem o apoio da patrocinad­ora

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil