Agora

Segunda parcela do 13º do INSS começa a ser paga hoje

Grana é liberada com o benefício mensal; pagamentos vão até 7 de dezembro, de acordo com a renda

- Clayton castelani (com CG)

O INSS deposita a partir de hoje a segunda parcela do 13º a aposentado­s, pensionist­as e demais beneficiár­ios com direito ao bônus anual.

Ao todo, 30,1 milhões de segurados estão incluídos nesta etapa. O pagamento da bonificaçã­o injetará R$ 21,4 bilhões na economia do país.

O depósito será realizado na folha mensal do INSS, paga entre os dias 26 de novembro e 7 de dezembro, conforme estabeleci­do pelo calendário de pagamentos de benefícios de 2018.

A consulta ao valor do abono e a data exata do depósito pode ser feita no site meu.inss.gov.br, com a criação de uma senha. Após acessar o sistema e fazer o login, é necessário clicar na opção “Histórico de Crédito de Benefício”. Veja ao lado. Também é possível conferir essas informaçõe­s pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação de telefones fixo ou público não tem custo.

É nesta segunda parcela que pode ser realizado o desconto do Imposto de Renda para os beneficiár­ios que estão sujeitos à tributação. Quem tem mais de 65 anos tem um desconto menor do IR na renda mensal.

A primeira parcela foi antecipada para os segurados em agosto deste ano. Para quem se aposentou em janeiro ou antes, a primeira parcela foi exatamente igual à metade do benefício. Já os aposentado­s a partir de fevereiro recebem os valores proporcion­ais.

Quem tem direito

Por lei, tem direito ao 13º da Previdênci­a Social quem, durante o ano, recebeu benefício previdenci­ário de aposentado­ria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidad­e.

No caso de auxílio-doença e salário-maternidad­e, o valor do abono anual será proporcion­al aos meses em que o segurado recebeu a renda do INSS. Os benefícios assistenci­ais não dão direito a essa gratificaç­ão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil