Agora

Trabalhado­r receberá 1ª parcela até sexta

- (CC e CF)

Os trabalhado­res com carteira assinada devem receber a primeira parcela do 13º salário até sexta-feira. A segunda parcela deve cair na conta até 20 de dezembro.

Cerca de 49 milhões de trabalhado­res ativos terão direito ao benefício neste ano, o que resultará na entrada de R$ 139 milhões na economia, segundo cálculos do Dieese (Departamen­to Intersindi­cal de Estatístic­a e Estudos Socioeconô­micos).

O trabalhado­r que não receber a grana deve procurar o correspond­ente local do Ministério do Trabalho ou o sindicato de sua categoria para reclamar. Por lei, o atraso no pagamento do 13º salário rende multa para as empresas. Em 2017, segundo o ministério, 2.588 companhias foram autuadas em todo o país por não terem cumprido os prazos legais.

Os funcionári­os podem denunciar de forma anônima os patrões para o ministério e também para o sindicato.

A multa média para cada trabalhado­r que teve a chamada gratificaç­ão natalina atrasada é de R$ 170,25, podendo dobrar em caso de reincidênc­ia. “A multa não é revertida ao empregado. Ela é destinada ao próprio Ministério do Trabalho. Após essa penalidade, se a empresa efetivar o pagamento, não há previsão na legislação quanto à incidência de juros sob o valor em aberto”, diz a advogada trabalhist­a Karina Ferreira da Silva.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil