Agora

Síndico é obrigado a prestar contas só uma vez por ano

Jurado do Masterchef, Henrique Fogaça se candidatou ao cargo e briga na Justiça contra administra­ção

- Tatiana cavalcanti

O síndico tem a obrigação de prestar contas aos moradores apenas uma vez por ano, em assembleia ordinária. Nessa reunião, avisada e definida com antecedênc­ia, são discutidos e votados ainda outros temas de relevância para os condôminos, como orçamento das despesas.

Se um morador tiver dúvidas ou questionam­entos em outro momento, terá que pedir ajuda ao síndico, que pode se negar, ou reunir assinatura­s de um quatro da totalidade dos condomínio­s para exigir nova assembleia, extraordin­ária, como explica o advogado especializ­ado em condomínio­s Alexandre Callé.

“Morador não pode mudar decisões tomadas em assembleia. Se surgir alguma evidência que a ponha em cheque, ele tem direito de pedir nova assembleia, desde que faça o abaixo-assinado. É possível até mesmo destituir o síndico, se for o caso.”

Débora Moral Queiroz, da Moral Queiroz e Advogados Associados, diz que o síndico tem o dever de ser transparen­te. “Em momento oportuno, ele deve apresentar a resposta às dúvidas”, disse.

Buscando mais transparên­cia e melhorias, o empresário e chef de cozinha Henrique Fogaça se candidatou, em outubro, a síndico do edifício Baronesa de Arary, na avenida Paulista, região central da capital, onde mora há três anos. “Resolvi concorrer, porque tem várias pessoas da oposição nesse prédio lindo. Só que essa gestão já está há 18 anos no poder e poderíamos ter [um valor mensal de condomínio] bem melhor, entre outras melhorias”, diz Fogaça.

Fogaça foi eleito em uma conturbada assembleia, mas posse do chef pode não acontecer, já que foi cassada pela Justiça após ação movida pela atual administra­ção.

Fogaça chegou a entrar na Justiça alegando desvio de R$ 176 mil das contas do prédio. Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.paulo, a empresa e o atual síndico decidiram não responder às acusações.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? O empresário e chef de cozinha Henrique Fogaça, em frente ao edifício Baronesa de Arary, na avenida Paulista, onde mora há três anos; ele se candidatou a síndico do prédio
Rivaldo Gomes/folhapress O empresário e chef de cozinha Henrique Fogaça, em frente ao edifício Baronesa de Arary, na avenida Paulista, onde mora há três anos; ele se candidatou a síndico do prédio
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil