Agora

Conquista faz clube se voltar ao projeto Libertador­es 2019

Após taça, Verdão já começa a se mexer para reforçar o time e repor possíveis perdas para manter embalo

- Alberto nogueira luiz cosenzo rafaela cardoso

Campeão com uma rodada de antecedênc­ia, o Palmeiras poderá iniciar detalhes importante­s do seu planejamen­to para 2019.

Um dos principais pontos para ser tratado será a permanênci­a do atacante Dudu, 26 anos, que tem contrato até dezembro de 2022.

Neste ano, a equipe recusou duas propostas do Shandong Luneng. A última, em julho, foi de 12 milhões de euros (R$ 54 milhões).

“No meio do ano não era o momento certo. Tivemos muitas conversas, expliquei a cobrança, do planejamen­to do início do ano e que ele seria peça fundamenta­l. Ele entendeu. No final do ano temos de aguardar para ver se tem proposta interessan­te para o atleta e para o Palmeiras”, disse o presidente Maurício Galiotte.

Além de segurar o camisa 7, o Palmeiras terá que definir também a permanênci­a de Alexandre Mattos, diretor de futebol. Ele tem contrato até dezembro. A decisão da renovação passará pela eleição presidenci­al, no sábado.

No clube desde 2015, Mattos comandou a reformulaç­ão do departamen­to de futebol, que culminou com as conquistas do Nacional de 2016 e 2018, além da Copa do Brasil de 2015. No período, ainda foi vice-campeão paulista (2015 e 2018) e do Brasileiro (2017).

A meta novamente é reforçar o elenco para faturar o bi da Libertador­es, obsessão da torcida, em 2019.

No primeiro ano após a concretiza­ção da parceria com a Crefisa, o clube foi eliminado na primeira fase. Na temporada passada, caiu nas oitavas de final. Neste ano, saiu na semifinal após realizar a melhor campanha da fase de grupos.

Diferentem­ente dos anos anteriores, o Palmeiras não deverá trazer muitos reforços. Até o momento, o clube já fechou com o atacante Arthur, 20 anos, do Ceará, e tem a prioridade de compra do meia-atacante Zé Rafael, 25, do Bahia, que deverá ser fechada até o fim do ano.

A equipe ainda buscará um atacante velocista, posição carente desde a saída de Keno. Pablo, artilheiro do Atlético-pr, interessa.

Outra carência no grupo é a lateral direita. Mayke e Marcos Rocha, que se revezaram como titulares com Felipão, têm contrato até 31 de dezembro. O primeiro pertence ao Cruzeiro e o segundo, ao Atlético-mg. Um deles, pelo menos, deve ficar.

Além dos laterais, outros três atletas que foram titulares possuem contratos até o fim do ano: os goleiros Fernando Prass, 40, Jailson, 37, e o beque Edu Dracena, 37.

Jailson disputou 35 jogos em 2018, mas apenas dois com Felipão, sendo uma única vez como titular. Por outro lado, Prass jogou sete, porém, iniciou três vezes uma partida com o técnico.

O Palmeiras também deverá buscar um nome para a zaga, setor criticado no ano. Outro objetivo será contratar em definitivo o paraguaio Gustavo Gómez, que tem vínculo até o meio de 2019 e pertence ao Milan.

O clube ainda tem 25 jogadores emprestado­s. No entanto, poucos devem ser aproveitad­os. O único retorno garantido é do meia-atacante Raphael Veiga, que está no Atlético-pr.

Outros que devem ser observados no início do ano por Scolari são o meia-atacante Allione e o atacante Erik.

“O Raphael Veiga está emprestado, já é público que o Palmeiras adquiriu o Artur... No Botafogo tem o Erik. O Raphael com certeza deve voltar, os demais nomes o Felipão vai analisar com a comissão técnica”, disse Maurício Galiotte.

O treinador também deverá utilizar mais jogadores das categorias de base, como o atacante Papagaio e o lateral esquerdo Luan Cândido.

“O trabalho do departamen­to de base é muito bom. Mas requer mais tempo: meio ano, um ano, dois anos. Hoje tínhamos uns três ou quatro. Na medida em que for possível vamos colocar”, disse Felipão no final do mês passado, após citar o nome dos dois jovens.

 ?? Felipe Oliveira/ec Bahia/divulgação ?? O meia-atacante Zé Rafael, do Bahia, é sonho antigo do clube
Felipe Oliveira/ec Bahia/divulgação O meia-atacante Zé Rafael, do Bahia, é sonho antigo do clube
 ?? Lucas Moraes/ceará/divulgação ?? Destaque do Ceará, Arthur reforçará o ataque palmeirens­e
Lucas Moraes/ceará/divulgação Destaque do Ceará, Arthur reforçará o ataque palmeirens­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil