Agora

Manutenção em estruturas aprovada há 1 mês não começou

- (UOL) Fonte: CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) (Elaine Granconato)

O secretário de Obras da Prefeitura de São Paulo, Vitor Aly, disse ontem que macacos hidráulico­s iniciarão no próximo sábado o levantamen­to do viaduto da marginal Pinheiros que cedeu há quase duas semanas.

Durante vistoria junto do prefeito Bruno Covas (PSDB) na manhã de ontem, a administra­ção municipal pediu à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos) que no dia suspenda a circulação de trens no trecho entre as estações Villa-lobos-jaguaré e Cidade Universitá­ria, da linha 9-esmeralda, que passa por baixo do viaduto. A ciclofaixa Rio Pinheiros ficará interrompi­da no trecho.

No domingo, a linha 9 pode ter nova interrupçã­o. A prefeitura disponibil­izará ônibus para realizar o mesmo trajeto interrompi­do.

Serão utilizados seis equipament­os para, simultanea­mente, elevar a estrutura. Inicialmen­te, cada intervençã­o deve elevar o viaduto em um centímetro para que os técnicos analisem os reflexos dessa movimentaç­ão. Se tudo ocorrer dentro do esperado, o viaduto será elevado em mais um centímetro e assim sucessivam­ente. A estrutura cedeu dois metros e a previsão inicial é que a obra demore seis meses.

Oito viadutos na região central de São Paulo, sendo sete deles ao longo da avenida 23 de Maio, têm placas que indicam manutenção nos locais e data de início em 19 de outubro. Porém, os serviços pontuais, como reparos de reboco (revestimen­to) na estrutura e pinturas nas áreas de concreto e gradil ainda não começaram.

Alguns, inclusive, abrigam pessoas residindo embaixo e têm roupas estendidas, casos dos viadutos Condessa de São Joaquim, Brigadeiro Luís Antônio e Dona Paulina. Outros estão pichados, com infiltraçõ­es e sujeiras aparentes nas paredes e no chão.

As placas são padronizad­as e instaladas ao longo da avenida 23 de Maio. Entre as informaçõe­s, existem valores, prazos de início e de execução, além do nome da empresa vencedora da concorrênc­ia pública. Mais a frase: “Prefeitura de São Paulo trabalhand­o por você”.

É o caso, por exemplo, da publicidad­e no canteiro central referente ao viaduto Beneficênc­ia Portuguesa. Além da data de início em 19 de outubro, traz a execução de 120 dias e a empresa vencedora da concorrênc­ia pública - Almeida Sapata Engenharia e Construçõe­s. E também o valor: R$ 340.301,85.

Além da 23 de Maio, o Viaduto Dr. Eusébio Stevaux, que faz a ligação da avenida 9 de Julho ao túnel do Anhangabaú, localizado próximo à praça da Bandeira, também consta do pacote de manutenção. O custo será de Maio R$ 376,4 mil.

A Prefeitura de São Paulo, sob gestão de Bruno Covas (PSDB), informou, por nota, que as manutençõe­s se encontram em estágio de obtenção do Termo de Permissão para Ocupação de Via, já solicitado à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), órgão municipal.

 ?? Rubens Cavallari/folhapress ?? Prefeitura instala placas de aviso de manutenção de pontes no canteiro central da avenida 23 de
Rubens Cavallari/folhapress Prefeitura instala placas de aviso de manutenção de pontes no canteiro central da avenida 23 de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil