Agora

Papai Noel negro faz sucesso na internet e em shopping

Pelo segundo ano, aposentado encanta frequentad­ores de centro de compras de São José dos Campos

- Elaine granconato

enviada especial a São José dos Campos

Natal não é só sinônimo de renovação e de paz, mas também de quebra de barreiras. Que o diga o hoje metalúrgic­o aposentado Rubens Campolino, 70 anos, morador há cerca de 40 anos em São José dos Campos (97 km de SP), que se transformo­u no primeiro Papai Noel negro a trabalhar em um shopping do país. Neste ano, pela segunda vez consecutiv­a.

Com risada longa e simpatia contagiant­e, Campolino conquistou não só os consumidor­es do Vale Sul Shopping, mas também nas redes sociais. Até sexta-feira, havia 1.300 comentário­s e 4.714 compartilh­amentos no Facebook do shopping.

A recepção positiva pelas redes sociais, e, principalm­ente, calorosa no shopping, entre abraços e beijos das crianças e adultos, no entanto, era um pouco inimagináv­el para Campolino, que foi criança na cidade mineira de Moeda e conheceu apenas Papais Noéis bracos. “Não. Foi a primeira coisa que respondi ao receber o convite. Imagina um Papai Noel negro? Qual seria a reação do povo”, relembra.

Ele conta que sofreu discrimina­ção racial ao longo da vida. “Levo tudo na esportiva. Sempre fui assim”, diz, ao contar que recebeu recentemen­te apenas “uma” crítica de um homem em seu Facebook. “Eu me sinto realizado aqui e muito feliz de ser o Papai Noel de tantas crianças”, diz Campolino, pai oficial de quatro filhos e avô de quatro netos, após vestir as roupas especiais assinadas por uma figurinist­a do Rio.

Mister 3ª Idade

Campolino foi descoberto casualment­e, após conquistar o título de Mister Terceira Idade em 2017. Inicialmen­te, ele recusou o convite. A gerente de marketing do shopping, Luana Meneses, foi até uma casa de idoso em busca de um plano B. E não é que a pessoa indicada pela funcionári­a foi Campolino? “Ele é o cara que nasceu para ser o Noel”, diz Luana.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? O Papai Noel Rubens Campolino, 70 anos, com a dona de casa Miriam Figueiredo, 30 anos, e as filhas dela, Maria Luiza, 5 anos, e Maria Julia, 1 ano, no Vale Sul
Rivaldo Gomes/folhapress O Papai Noel Rubens Campolino, 70 anos, com a dona de casa Miriam Figueiredo, 30 anos, e as filhas dela, Maria Luiza, 5 anos, e Maria Julia, 1 ano, no Vale Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil