Agora

Bolsonaro defende fim de teto para Forças Armadas

Para o presidente eleito, dar reajustes a militares e investir em infraestru­tura devem ser prioridade

- (UOL)

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), disse ontem considerar a possibilid­ade de não estabelece­r um teto de gastos para as Forças Armadas em seu governo. Para ele, os aumentos salariais para militares, assim como os investimen­tos em infraestru­tura, devem ser tratados como “prioridade”.

“Essa questão tem sido muito conversada com o Paulo Guedes [futuro ministro da Economia]. Nós temos um orçamento diminuto, mas precisamos entender que aportes para as Forças Armadas são investimen­to e não despesa. O que for possível, faremos sim”, afirmou, durante entrevista concedida depois da cerimônia de formatura dos aspirantes a oficiais da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) em Resende (RJ).

O futuro presidente reiterou a vontade colocar em votação, o quanto antes, a revogação uma medida provisória para que os militares possam ter os seus reajustes salariais garantidos.

“Precisamos colocar em votação a revogação da medida provisória 2215 [do ano de 2001, que nunca foi votada pelo Senado ou pelo Congresso], para que possamos ter um salário compatível com as nossas atribuiçõe­s. Para isto, é fundamenta­l uma lei que reconheça a importânci­a das forças Armadas”, afirmou.

Entre outras medidas, a PEC 2215/2001 acabou com a promoção automática dos militares que passam para reserva, o auxílio-moradia e o adicional de inatividad­e dos militares. Em 2015, exercendo o mandato de deputado federal pelo Rio, Bolsonaro chegou a liderar um grupo de parlamenta­res que encaminhou pedido formal ao então ministro da Defesa Aldo Rebelo para que a votação fosse acelerada.

As declaraçõe­s foram dadas durante a cerimônia de formatura dos aspirantes a oficiais da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras). Bolsonaro, que se formou na instituiçã­o militar em 1977, foi recebido com entusiasmo por parentes dos militares presentes ao evento.

 ?? Leo Correa/ap ?? O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), participou ontem da formatura dos aspirantes a oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ)
Leo Correa/ap O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), participou ontem da formatura dos aspirantes a oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil