Agora

Livro narra bastidores de negócios de Lulinha

- (FSP)

Sem editora, circula há quase um mês, no Rio de Janeiro, o livro “Sócio do Filho: As Verdades Sobre os Negócios Milionário­s do Filho do Ex-presidente Lula”.

É um depoimento de Marco Aurélio Vitale, ex-executivo das empresas de Jonas Suassuna, com sua versão sobre os bastidores da sociedade do empresário com Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha.

Suassuna foi sócio de Lulinha na Play TV e dono de metade do sítio em Atibaia (64 km de SP) atribuído a Lula pelo Ministério Público Federal. No terreno de sua propriedad­e não houve reformas, o que fez com que não fosse denunciado na ação sobre os investimen­tos feitos por empreiteir­as.

Pelo relato de Vitale, o empresário se aproveitou de Lulinha por volta de 2005 para retomar um sucesso empresaria­l perdido, enquanto o filho do ex-presidente precisava de uma fachada para receber seus recursos da empresa de telefonia Oi.

“Os malabarism­os de retórica do grande mentiroso encantaram os futuros sócios. O empresário quebrado posou de milionário, e convenceu”, escreve o ex-executivo.

O ex-diretor comercial do Grupo Gol —firma de Suassuna que atua nas áreas editorial e de tecnologia e sem relação com a companhia aérea de mesmo nome— afirma que empresas de seu exempregad­or foram usadas para repassar dinheiro da Oi ao filho do ex-presidente.

Os negócios seriam fruto de tráfico de influência de Lula e seriam de fachada. O caso está sob análise da Polícia Federal em Curitiba. Todos os acusados negam a influência do petista nos negócios.

A principal novidade do livro é a descrição da personalid­ade irascível de Suassuna. O ex-diretor da Gol revela traços místicos do ex-patrão. Relata que o empresário contava com uma mãe de santo para opinar sobre negócios e afastar adversário­s.

Vitale relata ainda no livro a tentativa de Suassuna de demonstrar proximidad­e com o ex-presidente —e a contraried­ade de aliados.

Suassuna nega ter sido beneficiad­o pela Oi em razão de suas relações com o filho de Lula. Quando as revelações de Vitale vieram à tona, no ano passado, a Oi afirmou que as empresas do Grupo Gol “são reconhecid­as no mercado e fornecedor­as de grandes companhias que operam no país”.

 ?? Raquel Cunha - 3.out.17/folhapress ?? Marco Aurélio Vitale, que escreveu livro sobre a relação do seu ex-patrão com Lula e Lulinha; caso está sob investigaç­ão da Polícia Federal do Paraná
Raquel Cunha - 3.out.17/folhapress Marco Aurélio Vitale, que escreveu livro sobre a relação do seu ex-patrão com Lula e Lulinha; caso está sob investigaç­ão da Polícia Federal do Paraná

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil