Agora

Virada na Paulista terá fogos silencioso­s

- (FSP)

A gestão Bruno Covas (PSDB) fará a primeira festa de Réveillon na avenida Paulista com queima de fogos silenciosa.

Demanda de ativistas defensores de animais, o fim do barulho nas comemoraçõ­es de fim de ano foi encampado pelo prefeito, que já sancionou neste ano uma lei proibindo fogos de estampidos. Sensíveis ao ruído, os cães sofrem no período.

A prefeitura também levou em conta os hospitais no entorno da Paulista e o incômodo de moradores da região. Os shows musicais, porém, continuarã­o —a prefeitura está em fase de negociação com os artistas.

“O problema dos fogos é o barulho. Os de efeito visual não têm esse problema. A gente precisa dar o exemplo”, disse o secretário municipal de Turismo, Orlando Faria. Covas postou, em maio, foto com um cão em suas redes sociais e questionav­a o que a população achava do projeto de lei que veta fogos de estampido.

A legislação proíbe “o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnic­os de efeito sonoro ruidoso”.

O valor da multa ainda não foi estabeleci­do, o que será feito com a regulament­ação da lei. Por isso, quem soltar fogos com estampido, por enquanto, ainda não está sujeito a nenhuma punição. A lei é de autoria dos vereadores Reginaldo Tripoli (PV) e Mario Covas Neto (Podemos). Tripoli diz que a motivação inicial foram os animais, mas que descobriu que outros públicos sofrem, como pessoal com Síndrome de Down, Parkinson e idosos.

 ?? Luciano Amarante - 1º.jan.15/folhapress ?? Queima de fogos no Réveillon na avenida Paulista de 2015; lei aprovada neste ano proíbe artefatos barulhento­s por conta dos animais e de hospitais
Luciano Amarante - 1º.jan.15/folhapress Queima de fogos no Réveillon na avenida Paulista de 2015; lei aprovada neste ano proíbe artefatos barulhento­s por conta dos animais e de hospitais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil