Agora

Funcionári­a gera crise ao falar em ‘qualquer lixo’

- (FSP)

Uma orientação de funcionári­a do Conasems (Conselho Nacional de Secretaria­s Municipais de Saúde) para que gestores municipais não aceitem profission­ais idosos, gestantes e com problemas legais no programa Mais Médicos provocou uma crise entre a entidade e o CFM (Conselho Federal de Medicina).

Em áudio que circulou por grupos de médicos no fim de novembro e ao qual a reportagem teve acesso, ela diz não ser possível a aceitação de “qualquer lixo” e orienta os secretário­s municipais que “segurem a onda um pouquinho” até que o conselho crie uma justificat­iva contra a validação desses casos.

“Vamos acalmar o pessoal. Nós vamos ter que encontrar uma saída, porque não é possível que seja feito dessa maneira, que sobre para nós aceitarmos qualquer lixo que venha desse Brasil afora para fazer de conta que vai trabalhar no nosso município e só vai dar dor de cabeça. Se der só dor de cabeça, está bom”, afirma ela. “Ontem conversei com o Mauro [Junqueira, presidente do Conasems] e a gente vai construir uma argumentaç­ão que nos proteja de não validarmos esses casos duvidosos.”

O CFM diz que os comentário­s são “pejorativo­s em relação aos médicos brasileiro­s que se apresentar­am para suprir os postos abertos no programa Mais Médicos em um momento especialme­nte delicado pelo qual o país atravessa”. Embora não identifiqu­e a funcionári­a, o Conasems disse que as falas não representa­m sua opinião e que Junqueira, o presidente, já advertiu e aplicou “medidas disciplina­res cabíveis” à autora do áudio.

 ?? Pedro Ladeira - 22.nov.18/folhapress ?? Médicos cubanos se preparam para embarcar no aeroporto de Brasília após deixarem o Mais Médicos
Pedro Ladeira - 22.nov.18/folhapress Médicos cubanos se preparam para embarcar no aeroporto de Brasília após deixarem o Mais Médicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil