Agora

Inquérito apura morte de cachorro dentro de mercado

Funcionári­o é acusado de espancar cão até a morte com um pau no Carrefour. Equipe suspeita foi afastada

- Lívia marra tatiana cavalcanti

A Polícia Civil abriu inquérito ontem para apurar as circunstân­cias da morte de um cachorro em unidade do supermerca­do Carrefour em Osasco (Grande São Paulo).

O caso aconteceu na quarta-feira passada, mas tomou proporções no fim de semana, quando imagens do animal ao lado de manchas de sangue circularam nas redes. ONGS e ativistas reagiram.

De acordo com os relatos, o cachorro foi agredido por um funcionári­o após orientação para que fosse retirado do local. Ferido, o cão foi resgatado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), mas não resistiu. Além de relatos sobre agressão, há suspeitas de que o animal tenha sido envenenado e a versão de que os ferimentos seriam resultado de um atropelame­nto.

“As imagens são claras. O segurança persegue o cachorro com um pau, com uma ponta cortante. O momento do espancamen­to não aparece, mas o cão volta ensanguent­ado. Não há dúvidas que ele bateu e que esse é o motivo da morte. Estou arrasada”, afirma a apresentad­ora e ativista Luisa Mell.

Corpo cremado

Para a delegada Silvia Fagundes, da Delegacia do Meio Ambiente, nenhuma hipótese pode ser descartada. Havia a expectativ­a de que um laudo determinas­se a causa da morte. Mas o animal foi cremado, o que prejudica as investigaç­ões.

Ao ser acionado na semana passada, o CCZ tinha a informação de que o cachorro havia sido vítima de atropelame­nto. Sem dados dos supostos maus-tratos e sem o boletim de ocorrência, foi dado destino ao corpo. Sem ele, fica difícil comprovar o que aconteceu.

A delegada afirma que a gerência da unidade já foi ouvida, e a versão de atropelame­nto não foi mencionada. Outros funcionári­os serão chamados para depor, incluindo o segurança.

Maus-tratos contra animais é crime previsto em lei, e pode render pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.

 ?? Reprodução ?? Cão que foi morto na semana passada; segurança do Carrefour de Osasco (Grande SP) é suspeito de espancar animal até a morte; Polícia Civil investiga
Reprodução Cão que foi morto na semana passada; segurança do Carrefour de Osasco (Grande SP) é suspeito de espancar animal até a morte; Polícia Civil investiga
 ?? Renato Costa - 22.dez.17/folhapress ??
Renato Costa - 22.dez.17/folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil