Agora

Bolsonaro quer subir idade mínima do INSS em dois anos

Futuro presidente disse que vai enviar reforma em partes; ele falou ainda que mudará lei trabalhist­a

- (FSP e UOL)

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, afirmou ontem que deverá enviar uma proposta de reforma da Previdênci­a fatiada ao Congresso.

O objetivo é começar as alterações nas aposentado­rias do INSS pela criação da idade mínima. A ideia, disse Bolsonaro, é “aumentar a idade mínima em dois anos para todo mundo”, mantendo a diferença para homens e mulheres. Mas Bolsonaro não esclareceu de qual patamar partiria esse aumento.

A proposta atual, que está parada no Congresso após ser aprovada em comissão especial na Câmara dos Deputados, propõe idade mínima de 62 anos, para mulheres, e de 65, para homens. “Não podemos deixar o Brasil virar a Grécia. Partidos falaram que estão dispostos a votar ‘sim’”, afirmou ele.

Ao dizer que a proposta pode ser fatiada, Bolsonaro argumentou que a aprovação é “menos difícil” se começar pela idade mínima. “Está bastante forte a tendência de começar pela idade.”

Para o presidente eleito, é necessário enviar ao Congresso uma reforma que possa ser aprovada. “A questão da idade é o que é mais buscado. Nós queremos, sim, apresentar uma proposta de emenda à Constituiç­ão, a começar a reforma pela previdênci­a pública e com chance de ser aprovada. Não adianta ter proposta ideal que vai ficar na Câmara ou no Senado. Aí eu acho que prejuízo seria muito grande”, disse ele.

Na semana passada, em evento no interior de São Paulo, Bolsonaro afirmou que não se pode querer salvar o Brasil “matando idoso”. Ontem, ele disse que vai conversar com partidos sobre a reforma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil