Agora

Não há inocentes no péssimo ano corinthian­o

- Vitor Guedes Vitor Guedes Twitter: @vitao_guedes é jornalista, ZL, equilibrad­o e pai do Basílio

Cada um no seu cada um e deixa o cada um dos outros... Alô, povão, agora é fé! A péssima passagem de Jair Ventura no Corinthian­s (repetindo, registre-se, o péssimo desempenho do treinador do Santos) não significa que outros profission­ais tenham se salvado no fraco ano alvinegro. Longe disso!

Para defender Jair Ventura, muita gente repete que a diretoria, que desmanchou a equipe e contratou muito mal (tiveram a pachorra de chamar Jonathas e Danilo Avelar de “reforços”), é a principal culpada pelo fato de o time ter brigado contra o rebaixamen­to. Ora, uma coisa, óbvio ululante, não elimina a outra: os erros no atacado da administra­ção não apagam o fato de Jair não ter dado um pingo de organizaçã­o e padronizaç­ão tática. Jogar por nenhuma bola e, ainda assim, não ter uma defesa segura, vai para a conta do dublê de treinador.

Assim como o fato de o próprio Jair ter sido uma tragédia não serve para passar um pano no ridículo desempenho do antecessor Osmar Loss. O técnico contratado para comandar o Guarani em 2019 (meus pêsames, bugrinos) acabou, em pouquíssim­o tempo, com toda a estrutura tática e organizaçã­o que herdou de Fábio Carille. É óbvio que a qualidade técnica que tinha à disposição era inferior, afinal pegou um dos muitos desmanches, mas não só por isso a equipe jogou no lixo dez anos de uma forma de jogar.

A verdade é que, inesquecív­el e eterno 8 de abril à parte, não há inocentes. Da direção, às diferentes comissões técnicas, passando pelo que sobrou do fraco elenco, todo mundo tem culpa no cartório pelo ano fraquíssim­o. Até mesmo Fábio Carille, que indicou e aceitou os fraquíssim­os nomes de Juninho Capixaba e Roger, tem a sua parcela...

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca!

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil