Agora

Anúncio do decreto AI-5 completa 50 anos

Mais radical decreto da ditadura militar, ato atingiu ao menos 1.390 pessoas nos dois primeiros anos

- Rubens valente naief haddad marco rodrigo almeida e laíssa barros (FSP)

Em 13 de dezembro de 1968, no Palácio das Laranjeira­s, no Rio, Gama e Silva, ministro da Justiça, e o locutor Augusto Curi anunciaram o texto do Ato Institucio­nal nº 5, o AI-5. Começava a fase mais dura da ditadura.

O AI-5 conferia ao presidente poderes quase ilimitados, como fechar o Congresso Nacional e demais casas legislativ­as por tempo indetermin­ado e cassar mandatos.

Também poderia suspender direitos políticos e a garantia de habeas corpus em casos como de crimes políticos, além de demitir ou aposentar servidores públicos. Tudo sem apreciação da Justiça. “O AI-5 represento­u vitória da linha dura militar, cujas medidas afetaram profundame­nte direitos civis e políticos básicos numa democracia”, diz o historiado­r José Murilo de Carvalho.

Documentos militares e relatórios da Comissão Nacional da Verdade mostram que esse endurecime­nto atingiu pelo menos 1.390 brasileiro­s até 31 de dezembro de 1970 em diversos setores e escalões da vida pública no país: de ministros e senadores a auxiliares de portaria.

A reportagem compilou dados guardados no Arquivo Nacional, em Brasília, e produzidos pelo extinto CSN, órgão de assessoram­ento direto do presidente, e pelo Ministério da Aeronáutic­a.

Ao longo desse período, foram atingidas 80 mulheres. Representa­m 6% do total. Os efeitos do ato envolvem de soldados do Exército a um almirante da Marinha, transferid­o de unidade. Além de ministros do STF, mais 27 magistrado­s foram atingidos.

Os expurgos ocorriam em ondas, após decisões sumárias do CSN a partir de processos administra­tivos sem defesa. Valiam-se até mesmo de rede de boatos.

As listas dos punidos eram publicadas no Diário Oficial e anunciadas pela imprensa. Em 15 divulgaçõe­s de dezembro de 1968 a abril de 1969, 452 pessoas foram atingidas, até 93 deputados federais, cassados.

 ?? Folhapress ?? Foto de arquivo mostra reunião realizada em dezembro de 1968, cuja decisão foi favorável ao AI-5; há meio século era anunciado o decreto, que teve saldo de mortes, cassações e direitos políticos suspensos
Folhapress Foto de arquivo mostra reunião realizada em dezembro de 1968, cuja decisão foi favorável ao AI-5; há meio século era anunciado o decreto, que teve saldo de mortes, cassações e direitos políticos suspensos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil