Agora

Montagem do segundo escalão dá esperança de quem apoiou eleito

- (FSP)

Concluída a formação de seu ministério, Jair Bolsonaro (PSL) começa a segunda temporada da transição: a montagem das equipes de segundo e terceiro escalões que pode interferir na composição de sua base no Congresso. “Este trabalho inicia nesta semana‘, informou o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil). Deputados e senadores chegam hoje a Brasília para a diplomação do presidente eleito e seu vice, general Hamilton Mourão (PRTB). Em seguida, já começam as conversas com os partidos. Bolsonaro deve receber representa­ntes de PSD, DEM, PP, PSB, além do PSL.

Parlamenta­res que estiveram com Bolsonaro nos últimos dias ouviram que ele não quer mais a velha política do toma-lá-dá-cá —indicação de cargos em troca de apoio em votações no Congresso. No entanto, também sinalizou que não contará nas votações somente com o apoio das frentes parlamenta­res que, até o momento, definiram os nomes do primeiro escalão.

Congressis­tas que apoiaram Bolsonaro na campanha e que viram os ministério­s preenchido­s sem que pudessem indicar aliados esperam uma sinalizaçã­o governo sobre a abertura que terão para sugerir nomes para as demais estruturas federais. Ao escolher os ministros, Bolsonaro priorizou bancadas, como a do agronegóci­o, da segurança e a evangélica.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil