Agora

Relatos podem ser suficiente­s contra médium João de Deus

Força-tarefa busca relatos de crime sexual, e 7 mulheres formalizam queixa. Ele nega acusações

- (Carla Borges, Daniel Carvalho e Marina Estarque)

Depoimento­s de vítimas poderão ser provas suficiente­s para embasar uma investigaç­ão contra o médium João Teixeira de Faria, 76 anos, o João de Deus. A avaliação é do Ministério Público de Goiás e de outros integrante­s de uma força-tarefa iniciada ontem para receber os relatos e investigar as denúncias contra o médium. Ele nega as acusações.

No sábado, 13 mulheres relataram ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, e ao jornal O Globo terem sido abusadas sexualment­e por ele, que mantém a Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, no interior de Goiás.

A reportagem também revelou a acusação feita por uma empresária paulistana de origem libanesa. Nesta segunda, sete mulheres formalizar­am queixa na Polícia Civil de Goiás e irão prestar depoimento­s —apenas no final de semana houve 25 novos relatos, mas os demais não foram oficializa­dos.

O promotor Luciano Miranda Meireles afirmou que os depoimento­s podem ser o único meio de comprovar as acusações, já que crimes como o de estupro não ocorrem à luz do dia nem têm testemunha­s. “Não há por que duvidarmos dos relatos das vítimas. É claro que não vamos encontrar vestígios do crime nem lesões”, afirmou.

Outras supostas vítimas procuraram as Promotoria­s de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. O Ministério Público avalia medidas nas áreas cível e criminal. A investigaç­ão pode culminar na interdição do espaço utilizado por João de Deus para os atendiment­os. “Se for verificado que o local é voltado para a prática de crimes, a interdição pode ocorrer.”

LEIA MAIS

sobre o caso João de Deus na pág. A4

 ?? Reprodução/tv Globo ?? A holandesa Zahira Lieneke Mous (no centro) em entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, na madrugada de sábado, sobre os abusos sexuais que teriam sido cometidos pelo médium João de Deus
Reprodução/tv Globo A holandesa Zahira Lieneke Mous (no centro) em entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, na madrugada de sábado, sobre os abusos sexuais que teriam sido cometidos pelo médium João de Deus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil