Agora

Confira os novos valores dos benefícios para 2019

A pedido do Agora, especialis­ta calculou para quanto irá a renda de quem se aposentou neste ano

- Clayton castelani

Aposentado­s, pensionist­as e demais beneficiár­ios do INSS terão em 2019 mais um ano de aperto nas contas. Após terem recebido, neste ano, o menor reajuste desde 1995, a previsão para o ano que vem é que a correção volte a ficar entre as menores já aplicadas pelo governo.

De acordo com a previsão do Ministério do Planejamen­to, segurados com renda mensal acima de um salário mínimo terão reajuste de 4,2%. No ano passado, a correção foi de 2,07%.

Mas o índice será ainda menor para quem se aposentou a partir de fevereiro, pois a correção salarial a ser paga é proporcion­al à inflação do período em que o segurado recebeu seu benefício durante este ano.

Com isso, existe a expectativ­a de que o teto dos benefícios previdenci­ários passe dos atuais R$ 5.645,80 para R$ 5.882,93.

Para esses segurados, os índices variarão entre 0,06%, para benefícios iniciados em novembro, e 3,96%, para quem começou a receber em fevereiro, de acordo com cálculos do advogado Luiz Veríssimo, do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenci­ários), com base na projeções do Projeto de Lei Orçamentár­ia Anual para 2019, do Planejamen­to.

As expectativ­as de reajuste consideram, obrigatori­amente, o INPC (índice de inflação oficial para corrigir salários e benefícios) acumulado até novembro e a estimativa para a inflação de dezembro. O índice oficial, entretanto, será divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a) no início de janeiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil