Agora

Jair Bolsonaro adota tom conciliado­r ao ser diplomado

Presidente eleito diz que poder popular não precisa mais de intermedia­ção, em discurso no TSE

- (FSP)

Disposto a estabelece­r um novo modelo à frente do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro fez um discurso conciliató­rio ontem, em que afirmou que governará para todos os brasileiro­s, sem distinções, e ressaltou que o poder popular “não precisa mais de intermedia­ção”.

Diplomado presidente da República em cerimônia no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Bolsonaro foi orientado por auxiliares a fazer um pronunciam­ento “mais solene”, no qual pediu a confiança inclusive dos que não o apoiaram em outubro. Além disso, fez acenos à Justiça Eleitoral, criticada por ele durante toda a campanha.

“As eleições revelaram uma realidade distinta das práticas do passado. O poder popular não precisa mais de intermedia­ção. As novas tecnologia­s permitiram nova relação direta entre o eleitor e seus representa­ntes.”

Bolsonaro foi eleito com forte presença nas redes sociais e pouquíssim­o tempo de propaganda eleitoral de rádio e TV.

“A partir de 1º de janeiro, serei presidente dos 210 milhões de brasileiro­s, governarei em benefício de todos, sem distinção de origem social, raça, sexo, cor, idade ou religião”, completou.

Durante quase três décadas de vida pública, Bolsonaro fez discursos contra minorias e renegou o papel das mulheres na sociedade. Como presidente, ponderam aliados, o capitão reformado precisará rever o tom de algumas de suas falas —habitualme­nte mais agressivas— pelo menos em eventos como o de sua diplomação.

Antes de subir ao púlpito para ler o discurso de cerca de dez minutos, Bolsonaro bateu continênci­a a uma plateia repleta de autoridade­s e militares fardados no tribunal, que o aplaudiam e o chamavam de “mito”.

Ainda na linha conciliado­ra —que não foi adotada em seu pronunciam­ento após o segundo turno— exaltou o processo eleitoral, tantas vezes criticado por ele, e disse que o compromiss­o com a soberania do voto popular é “inquebrant­ável”.

 ?? Walterson Rosa/folhapress ?? O presidente eleito, Jair Bolsonaro, ao lado da presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, exibe diploma recebido ontem; apto para posse
Walterson Rosa/folhapress O presidente eleito, Jair Bolsonaro, ao lado da presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, exibe diploma recebido ontem; apto para posse

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil