Agora

Mundo Saudita afirmou que não conseguia respirar

Áudio descreve os últimos momentos do jornalista que teria sido assassinad­o em embaixada turca

- (Agências)

As últimas palavras do jornalista saudita Jamal Khashoggi foram “eu não consigo respirar”, um alerta que repetiu três vezes aos seus assassinos em uma sala do Consulado Saudita em Istambul, na Turquia.

Khashoggi foi morto no consulado saudita em Istambul, na Turquia, em 2 de outubro, em um crime que, segundo a CIA (agência de inteligênc­ia americana), foi ordenado pelo príncipe herdeiro, Mohammed Bin Salman, para calar o jornalista, crítico do regime.

A rede americana CNN disse ter tido acesso a uma fonte ligada à investigaç­ão que ouviu uma tradução da íntegra da transcriçã­o do áudio.

A fonte afirmou que Khashoggi reconheceu um dos homens presentes, o general Maher Mutreb, que lhe disse: “Você vai voltar”. O jornalista teria respondido: “Vocês não podem fazer isso... há pessoas esperando lá fora”.

A noiva turca de Khashoggi, Hatice Cengiz, esperou durante horas do lado de fora do consulado. Ele foi ao local pedir documentos necessário­s para o casamento.

Depois, a transcriçã­o descreveu os ruídos na sala, como “grito”, “ofegando”, “serra” e “cortando” —uma serra de osso teria sido usada para esquarteja­r o corpo.

Uma das vozes foi identifica­da como a do médico Salah al-tubaigy, um perito forense especializ­ado em autópsias ligado ao Ministério do Interior saudita.

Tubaigy aconselha os presentes na sala a colocarem fones de ouvido ou ouvirem música, como ele fazia, para abafar o som do desmembram­ento do corpo.

 ?? Hasan Jamali - 15.dez.14/ap ?? O jornalista saudita que teria sido assassinad­o e esquarteja­do no interior de embaixada na Turquia
Hasan Jamali - 15.dez.14/ap O jornalista saudita que teria sido assassinad­o e esquarteja­do no interior de embaixada na Turquia
 ??  ?? A iraquiana Nadia Murad e o médico congolês Denis Mukwege, os ganhadores do Nobel da Paz
A iraquiana Nadia Murad e o médico congolês Denis Mukwege, os ganhadores do Nobel da Paz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil