Agora

João de Deus chorou ao ver cheque que pagaria dívida

Empresário que diz acompanhar a vida de médium afirma ter ficado abalado com denúncias

- Eliane trindade (FSP)

O empresário Marcus Elias, dono da Laep Investment­s, ex-controlado­ra da Parmalat e da Daslu, é uma das figuras mais próximas a João de Deus. Foi ele quem apresentou ao médium para que personalid­ades e políticos recebessem tratamento espiritual do homem que fez de Abadiânia (GO) uma Meca de peregrinos.

A reportagem procurou Elias para que pudesse comentar as denúncias de dezenas de mulheres que acusam o médium de abuso sexual quando buscavam cura para si ou parentes.

“As pessoas próximas ao sr. João estão abaladas, eu inclusive. Entendo seu interesse jornalísti­co, mas vou preferir aguardar os acontecime­ntos para talvez ter uma opinião”, respondeu o executivo que acompanha o médium brasileiro há mais de três décadas.

O executivo, porém, falou em janeiro e fevereiro para um perfil do médium, quando do lançamento do documentár­io João de Deus O Silêncio É uma Prece, dirigido por Candé Salles.

Para Elias, João de Deus é um homem simples, que viu sua vida se transforma­r a partir da mediunidad­e.

“As manifestaç­ões começaram aos oito anos. Tem carisma. Atrai gente. Não é um homem desse mundo. É meio fora do ar”, disse Elias.

Como tantos outros, Elias chegou a Abadiânia em busca de tratamento para a exmulher, diagnostic­ada com um câncer no seio há 30 anos. “Quando chegou a vez da minha mulher e ele disse que não ia fazer nada, pois ela estava curada.”

Elias afirmou que a cirurgia para extrair o tumor tinha data marcada, mas o nódulo já não estava mais lá.

O executivo, que foi morar nos EUA, relatou um segundo encontro impactante com um João de Deus choroso, há 21 anos. “Voltara a Abadiânia para fazer uma contribuiç­ão. Fiz um cheque. Quando ele viu o valor, que não era pouco, começou a chorar.” Segundo Elias, que diz ter levado muita gente ao local, o médium disse que tinha uma hipoteca do mesmo valor vencendo naquele dia. Um agiota ameaçava tomar a fazenda dele.

O advogado de João de Deus, Alberto Toron, disse na segunda-feira que o médium recebeu com “indignação” a notícia de que é acusado de crime sexual e está à disposição das autoridade­s para esclarecim­entos.

 ?? Fotos Alan Marques - 5.abr.12/folhapress ?? João de Deus, médium brasileiro que está sendo acusado por dezenas de mulheres de abuso sexual quando elas buscavam cura para si ou parentes; antes da fama, ele chegou a garimpar em Serra Pelada
Fotos Alan Marques - 5.abr.12/folhapress João de Deus, médium brasileiro que está sendo acusado por dezenas de mulheres de abuso sexual quando elas buscavam cura para si ou parentes; antes da fama, ele chegou a garimpar em Serra Pelada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil