Agora

Atirador cita perseguiçã­o e massacre no Rio em diário

Em anotações que foram apreendida­s em casa, ele cita ataques ocorridos no Ceará e em Realengo

- Alfredo henrique guilherme mazieiro

Campinas Anotações em forma de diário apreendida­s na casa de Euler Fernando Grandolpho, 49 anos, apontam que ele se sentia perseguido e fazem possíveis referência­s a massacres no Ceará e em Realengo (RJ).

Entre os itens apreendido­s no quarto do atirador, que morava com o pai em Valinhos (88 km de SP), estão um tablet, dois computador­es, dois gravadores, uma câmera fotográfic­a e um celular.

“Passei com o meu cão em frente uma construção ao lado de uma casa q. os moradores tem uma veterinári­a e uma delas gritou com as paredes: e aí Ceará, sobre o massacre ocorrido dias atrás. Ok. Hj, 31/01/18 passei por lá e falei alto com o celular desligado na orelha E AÍ REALENGO [sic]”, escreveu Euler.

A referência provável é à chacina de 27 de janeiro deste ano em uma casa de shows de Fortaleza, onde 14 pessoas foram assassinad­as. O crime teria sido fruto da disputa por território­s de tráfico de drogas entre facções.

Já a menção a Realengo é uma possível referência ao que ficou conhecido como massacre de Realengo, quando 12 crianças foram mortas e outras 11 ficaram feridas na Escola Municipal Tasso da Silveira, na zona oeste do Rio, em 2011. O atirador era o ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira, que invadiu duas salas atirando com dois revólveres.

Em outro trecho, Euler escreve: “170 km/h foi condenado a 9,5 anos, qual será a pena p/ os viados q estão ouvindo minha casa, me perseguind­o etc, etc, etc... há + de 10 anos? Uma viagem pelo mediterrân­eo com direito a acompanhan­te com tudo pago ????? ”

Outro ponto que será priorizado pela polícia é tentar identifica­r a origem das duas armas que estavam com Euler, ambas com numerações raspadas. Uma pistola CZ75S, de fabricação checa, e um revólver calibre 38, que não foi usado. Segundo a polícia, a munição é antiga e não poderá ser rastreada.

 ?? Alfredo Henrique/folhapress ?? A pistola 9 mm (esq.), usada por Euler no ataque à igreja de Campinas, e o revólver calibre 38, que estava na cintura do atirador; polícia investiga a origem dos armamentos, já que a primeira é de fabricação checa
Alfredo Henrique/folhapress A pistola 9 mm (esq.), usada por Euler no ataque à igreja de Campinas, e o revólver calibre 38, que estava na cintura do atirador; polícia investiga a origem dos armamentos, já que a primeira é de fabricação checa
 ?? Alfredo Henrique/folhapress ?? Trecho do diário encontrado na casa
Alfredo Henrique/folhapress Trecho do diário encontrado na casa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil