Agora

Morre o médico Vicente Amato Neto

- (FSP) Eduardo Heróico Júnior

São Carlos Morreu ontem, aos 91 anos, o infectolog­ista especialis­ta em doenças tropicais e professor emérito da USP (Universida­de de São Paulo) Vicente Amato Neto. A causa não foi divulgada.

Nascido em 24 de julho de 1927, em São Paulo, Amato Neto graduou-se em Medicina na 34ª turma da FMUSP. Professor titular do Departamen­to de Moléstias Infecciosa­s e Parasitári­as da FMUSP, foi superinten­dente do Hospital das Clínicas da FMUSP, entre 1987 e 1992. O médico também foi secretário de Estado da Saúde de São Paulo, entre 1992 e 1993.

Ao longo de décadas de carreira, ele investigou parasitas que ainda afligem a população pobre do interior do Brasil, como os causadores da leishmanio­se e da esquistoss­omose, bem como doenças infecciosa­s com perfil mais urbano, como a Aids.

No trabalho como médico e pesquisado­r, o infectolog­ista centrou seus esforços em técnicas para investigar os mecanismos básicos dessas doenças e usar tal conhecimen­to para a prevenção.

Além de mais de dez livros voltados para o público acadêmico, o médico publicou dois volumes autobiográ­ficos, com o título de “Memórias Seletivas”.

O velório será hoje, das 10h às 14h, no Teatro da Faculdade de Medicina da USP, na av. Dr. Arnaldo, 455. O sepultamen­to será no Cemitério do Araçá.

 ?? Divulgação ?? EM MEMÓRIA
Divulgação EM MEMÓRIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil