Agora

Por Black Friday, consumidor atrasa compras

- (FSP)

Na esperança de obter menor preço durante as promoções da Black Friday, os consumidor­es deixaram para fazer suas compras em novembro, derrubando as vendas do varejo no mês anterior.

Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a) ontem, o volume de vendas do comércio caiu 04,% em outubro. Projeção da Bloomberg previa uma estabilida­de para o setor, na comparação com o mês de setembro.

“Outubro é o mês que antecede a Black Friday, que é uma promoção que tem um impacto muito forte nas atividades de tecidos, móveis e eletrodomé­sticos”, afirmou Isabella Nunes, gerente de pesquisa do IBGE.

Segundo os dados do IBGE, as atividades de móveis e eletrodomé­sticos apresentar­am queda de 2,5% em outubro, e o segmento de tecidos, vestuários e calçados recuou 2% no mesmo período.

“É natural que, depois de ter crescido durante longo período consecutiv­o, eles [setores de móveis, eletrodomé­sticos e tecidos] mostrem acomodação frente a uma promoção já anunciada.”

Outro fator que derrubou as vendas do varejo foram os combustíve­is, que apresentar­am retração de 1,2% no mês, na comparação com setembro. “Essa redução tem um peso muito importante. É uma atividade que vem sendo impactada pela elevação de preços”, disse Nunes.

Mesmo não tendo um impacto grande no resultado final do setor varejista, o segmento de livros, jornais e papelaria foi o que teve a maior retração (7,4%).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil