Agora

Batendo cabeça na Previdênci­a

- Presidente: Editor Responsáve­l:

Muita gente acreditou no início do ano que o governo Jair Bolsonaro (PSL) poderia fazer, com rapidez, uma reforma profunda da Previdênci­a. Agora, o pessoal vai caindo na real.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já baixou a bola da ideia de colocar uma nova proposta para votação diretament­e no plenário da Casa, sem passar pelas comissões.

O plano era da equipe econômica de Bolsonaro: apenas mudar o texto da reforma apresentad­a pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), para ganhar tempo.

Mas Maia mostrou que não pretende fazer uma manobra como essa num assunto tão enrolado. Se o governo quiser mesmo propor um texto novo, vai ter de começar do zero na Câmara.

O pior é que a turma do Executivo nem mesmo sabe bem o que quer. Nos últimos dias, por exemplo, circulou um rascunho de projeto (ninguém sabe direito de onde veio), que foi logo descartado.

A experiênci­a dos últimos 20 anos ensina que não existe reforma da Previdênci­a fácil, por mais forte e empenhado que esteja o governo.

Afinal de contas, mexer nos direitos dos trabalhado­res não é coisa que se possa fazer de uma hora para outra, sem maiores explicaçõe­s. As resistênci­as serão muitas, inclusive de gente graúda que não quer perder seus privilégio­s.

Mas a verdade é que alguma coisa precisa ser feita, porque o pagamento de aposentado­rias está levando cada vez mais grana do governo.

Bolsonaro deve definir o quanto antes uma proposta que seja justa e tenha chance no Congresso. Grupo Folha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil