Agora

Desabament­o de muro adia abertura de escola

- (William Cardoso)

O desabament­o de um muro adiou o início das aulas na escola estadual Professor Salvador Ligabue, no Jaraguá (zona norte). O incidente aconteceu no dia 24 de janeiro, depois de uma chuva, mas até ontem o reparo não foi feito pela Secretaria Estadual da Educação, sob a gestão João Doria (PSDB).

Diante das incertezas, a auxiliar de escritório Kate Sheny Dias da Silva, 27 anos, conseguiu a transferên­cia do filho de seu marido para outro colégio na região. Ela afirma que já havia notado uma rachadura no muro no ano passado. “Tinha uma trinca e, com a chuva, cedeu”, explica Kate.

Mãe de um aluno de 9 anos, a doméstica Antonia Bezerra, 48, espera pela transferên­cia do filho. “Ainda não disseram para onde ele vai. Tentei transferir para outra escola aqui perto, mas não tinha mais vaga”, diz. “Deveriam ter cuidado da escola nas férias”, fala.

Um morador vizinho afirma que uma ocupação irregular provocou desmatamen­to e colaborou para a queda do muro.

Segundo a Secretaria Estadual da Educação, engenheiro­s da FDE (Fundação para o Desenvolvi­mento da Educação) avaliam como será feita a reconstruç­ão, por se tratar de uma obra de grande porte. “Durante as reuniões realizadas com os responsáve­is pelos alunos ficou decidido que os estudantes serão realocados em duas unidades de ensino próximas. Caso seja necessário, a Diretoria de Ensino Norte 1 estenderá o calendário para garantir os 200 dias letivos aos alunos”, afirma a pasta, em nota.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? ■ Movimentaç­ão de mães de alunos em frente à escola Salvador Ligabue, na zona norte da capital, onde um muro desabou com as chuvas há duas semanas
Rivaldo Gomes/folhapress ■ Movimentaç­ão de mães de alunos em frente à escola Salvador Ligabue, na zona norte da capital, onde um muro desabou com as chuvas há duas semanas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil