Agora

Caixa d’água é usada como piscina em Itaquera

- (RS)

A caixa d’água que abastece o parque do Carmo, em Itaquera, na zona leste da capital, está sem duas telhas que cobrem o local. A Prefeitura de São Paulo, sob a gestão Bruno Covas (PSDB), admitiu que as telhas foram quebradas por pessoas que usam o local como piscina.

O alambrado que cerca a estrutura de alvenaria está totalmente enferrujad­o e, parte dele, caiu para o lado de dentro. A reportagem esteve no local ontem e viu que o entorno de uma pequena porta de ferro que dá acesso à caixa d’água estava com cimento fresco, aparenteme­nte colocado horas antes. A porta estava aberta e era possível ouvir a bomba.

Um vigia que tomava conta do lugar não soube dizer se a porta sempre fica aberta ou se estava somente porque haviam feito o reparo. Ele também não soube dizer há quanto tempo o local está sem parte das telhas.

A falta de cobertura na caixa d’água pode facilitar o acesso do Aedes aegypti e transforma­r o local em um criadouro do mosquito. Em fevereiro do ano passado, o parque foi fechado depois que um macaco morreu com o vírus da febre amarela. Apesar de não haver casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942, o Aedes aegypti transmite o vírus da doença. O Aedes também transmite os vírus da dengue, chikunguny­a e zika. A febre amarela silvestre é transmitid­a pelos mosquitos Sabethes e Haemagogus.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? ■ Caixa d’água no parque do Carmo, na região de Itaquera (zona leste de SP), com as telhas quebradas; prefeitura admite que lugar foi vandalizad­o e tem sido usado como uma piscina por algumas pessoas
Rivaldo Gomes/folhapress ■ Caixa d’água no parque do Carmo, na região de Itaquera (zona leste de SP), com as telhas quebradas; prefeitura admite que lugar foi vandalizad­o e tem sido usado como uma piscina por algumas pessoas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil