Agora

Pedidos de benefício ao INSS crescem 28,7%

Com discussão sobre a reforma, segurados estão correndo para ter a aposentado­ria antes das mudanças

- Cristiane gercina

Os pedidos de aposentado­ria feitos ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aumentaram quase 30% em janeiro deste ano na comparação com igual período de 2018, segundo o órgão. No primeiro mês deste ano, 234.595 segurados pediram o benefício ante 182.289 em janeiro de 2018.

O INSS não comenta os números, mas extraofici­almente as informaçõe­s são de que a corrida para se aposentar está ligada às discussões da reforma da Previdênci­a.

Embora um projeto oficial ainda não tenha sido apresentad­o, a proposta que estaria em discussão é para a criação de uma única aposentado­ria com idade mínima de 65 anos para homens e mulheres. “Tem a ver com a reforma, com certeza. A gente conversa diretament­e com as pessoas e há um medo muito grande com relação a essa reforma previdenci­ária”, diz o advogado Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenci­ários).

No entanto, para o especialis­ta, não há motivos para pedir o benefício sem se planejar, principalm­ente nos casos de quem já atingiu os requisitos para ter a aposentado­ria, pois mesmo com a aprovação de novas regras, esse trabalhado­r tem o direito adquirido. Além disso, segundo ele, quem tiver condições para se aposentar pelas regras antigas, mas tiver vantagem com as mudanças, pode optar pelo melhor benefício. “Os servidores do INSS são obrigados a calcular o melhor benefício possível.”

Santos diz ainda que a renda da aposentado­ria é para toda a vida e, por isso, é preciso planejamen­to. “Mesmo que a pessoa não pare de trabalhar imediatame­nte, vai substituir a renda dela em algum momento.”

Dentre as principais dicas para se dar bem estão confirmar se todo o tempo de contribuiç­ão está registrado corretamen­te no INSS e conferir a documentaç­ão que comprova os empregos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil