Agora

INSS libera informe de rendimento­s do IR

- (FB e LL)

Os aposentado­s e pensionist­as do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já conseguem consultar o informe rendimento­s do ano passado. Esse documento será usado na declaração do Imposto de Renda enviada neste ano. A Receita Federal ainda não divulgou as regras e o calendário de preenchime­nto e envio deste ano, mas os segurados já podem começar a se preparar.

A consulta ao informe pode ser feita no site do INSS, mas o segurado também pode agendar uma data para retirar o comprovant­e em uma agência. Pela internet, o aposentado não precisa ter o cadastro do Meu INSS para acessar o documento.

Porém, quem já está cadastrado tem a opção de pegar o informe nessa página de serviços do instituto.

Os segurados que ainda não fizeram o cadastro devem acessar www.inss. gov.br e clicar, na coluna à esquerda, em “Todos os serviços”. Quase no fim dessa página há o link para o “Extrato para Imposto de Renda (IR)”. Para acessar o informe, o segurado preencherá o nome completo, a data de nascimento, o número de benefício e o CPF, além do código de segurança que aparecerá na tela. Para o detalhamen­to de recebiment­os do ano passado, basta manter 2018 no campo “Ano Calendário”.

Os beneficiár­ios do INSS têm uma parcela extra de isenção do IR a partir dos 65 anos, reduzindo significat­ivamente o desconto do imposto na aposentado­ria.

Essa vantagem, no entanto, só vale para essa grana paga pela Previdênci­a Social. Se, por exemplo, o segurado tem um imóvel alugado ou outra fonte de renda por continuar trabalhand­o, essa grana poderá ser tributada pela Receita Federal.

O aposentado ou pensionist­a que começou a receber o benefício a partir de janeiro ainda não declara esse rendimento no Imposto de Renda deste ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil