Agora

Prefeitura atende 38% dos pedidos de remoção de carro

Capital teve uma queixa de veículo abandonado a cada 18 minutos no ano passado, em média

- William cardoso

A Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), recebeu, por meio do portal e do telefone 156, quase 29 mil pedidos para a remoção de carros abandonado­s em 2018, média de uma solicitaçã­o a cada 18 minutos (79 por dia). Entre esses, pouco mais de 11 mil foram atendidos até o início de janeiro —quatro em cada dez.

Dos 28.939 pedidos feitos à prefeitura, apenas 11.172 foram finalizado­s até o início deste ano (38%). Entre esses, o tempo médio para que a prefeitura desse resposta foi de 64 dias. Um carro pode permanecer por até cinco dias na rua sem que seja considerad­o abandonado. Caso ocorra denúncia, um agente da subprefeit­ura vai até o local e prega um adesivo, informando a reclamação. Ele pode voltar após cinco dias e determinar a remoção do veículo. Em comparação com 2017, o número de queixas segue estável (1,5% a menos).

Na prática, deixar o veículo na rua é um bom negócio para quem pretende se desfazer dele. Embora a prefeitura possa aplicar uma multa de R$ 15.520, é muito difícil que esse valor seja, de fato, cobrado do responsáve­l. “Quando o sujeito abandona o carro na rua, normalment­e é porque já não pagou o IPVA e multas, com dívida maior que o próprio valor do veículo. Multá-lo mais uma vez é inócuo”, afirma o presidente da Comissão de Direito Viário da OAB-SP, Maurício Januzzi.

Segundo o advogado, é muito difícil ver alguém submetido ao pagamento dessa multa. “Você pode até colocar como parte da dívida ativa do município e executálo. Mas, se ele não tem bens, não adianta nada. Não se tem outra coisa a fazer a não ser a prefeitura levar para o pátio e leiloar.”

 ?? Fotos Ronny Santos/folhapress ?? ■ Veículo abandonado na rua Astarté, na Vila Carrão, zona leste; a prefeitura recebe, em média, 79 pedidos de remoção por dia, uma a cada 18 minutos
Fotos Ronny Santos/folhapress ■ Veículo abandonado na rua Astarté, na Vila Carrão, zona leste; a prefeitura recebe, em média, 79 pedidos de remoção por dia, uma a cada 18 minutos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil