Agora

Mensalidad­e escolar sobe mais que inflação

Em nove dos últimos dez anos, o custo da escola particular foi maior do que o IPCA, medido pelo IBGE

- (UOL)

Os aumentos das mensalidad­es de escolas particular­es em geral ficam acima da inflação oficial medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o que gera queixas de pais e alunos. Levantamen­to da reportagem mostra que, nos últimos dez anos, houve uma única vez em que o reajuste foi menor que a inflação. Foi em 2016, quando as mensalidad­es subiram 8,99% e a inflação foi de 10,71%.

Em janeiro deste ano, o aumento do setor foi, de novo, maior que a alta geral de preços: 5,68% contra 3,78% de inflação, consideran­do o acumulado em 12 meses.

Em uma década, o custo de estudar mais do que dobrou no país: 112,47% na média das mensalidad­es. Nesse mesmo período, a inflação geral foi de 76,05%.

Especialis­tas e representa­ntes do setor de educação dizem que as mensalidad­es aumentam tanto porque os custos fixos continuam subindo: salários de professore­s e funcionári­os, aluguéis de prédios e manutenção. Só a conta de luz, por exemplo, chegou a ficar 30% mais cara em 2018, dependendo do estado. “Isso piora quando o número de alunos cai, porque os custos continuam os mesmos e têm que ser divididos por um número menor de pessoas”, avalia André Braz, um dos coordenado­res de inflação da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Outro fator que também aumenta em anos de crise e tem impacto direto nas mensalidad­es é a inadimplên­cia. “Uma escola é como um condomínio, quando um não paga, o rateio do custo recai sobre os outros”, afirma Benjamin Ribeiro da Silva, presidente do Sieeesp (Sindicato dos Estabeleci­mentos de Ensino do Estado de SP).

Resistênci­a

As escolas também são favorecida­s pelo fato de que, diferentem­ente de outros serviços, preço não é o único fator que conta na decisão e as pessoas resistem por mais tempo em abandoná-las, seja para mudar para uma mais barata ou até mesmo para a rede pública.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil