Agora

Câmara aprova fim de canudos

- (FSP)

Os vereadores de São Paulo aprovaram ontem em segunda votação o projeto de lei que prevê a proibição de fornecimen­to de canudos plásticos em estabeleci­mentos comerciais da cidade. De autoria do vereador Reginaldo Tripoli (PV), o projeto estipula multa para quem descumprir a lei, com valor que pode chegar a R$ 8.000.

O projeto agora segue para sanção do Executivo. O prefeito Bruno Covas (PSDB) vê a medida com bons olhos e deverá implementá-la como política municipal.

O projeto recebeu 32 votos favoráveis de vereadores. Fernando Holiday (DEM) e Janaína Lima (Novo) manifestar­am-se contrariam­ente. O texto estabelece o prazo de 180 dias para a prefeitura regulament­ar o projeto e dá período adicional de 180 dias para que empresas se adequem. No Brasil, cidades litorâneas como Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Camboriú (SC), Ilhabela (SP), Santos (SP), Rio Grande (RS) e o Rio Grande do Norte já sancionara­m leis de proibição dos canudos e de outros plásticos descartáve­is.

A lei se aplica a hotéis, restaurant­es, bares, padarias, clubes noturnos e eventos musicais de qualquer tipo. Em lugar dos canudos de plástico, prevê que podem ser fornecidos canudos em papel reciclável, material comestível ou biodegradá­vel.

“A prefeitura aguarda a redação final do projeto de lei para se manifestar”, disse o prefeito em fevereiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil