Agora

TIRE SUAS DÚVIDAS

-

O AGORA RESPONDE

Existe algum limite de procuraçõe­s que um morador pode levar a uma assembleia? Tem gente aqui no prédio com várias procuraçõe­s. de Santos (SP), por email

Estamos com a suspeita de irregulari­dades no condomínio. O que é preciso fazer para contratar uma auditoria? de São Bernardo do Campo, por email

O que o condômino deve fazer quando há procura grande pelo salão de festas e pela churrasque­ira? Sempre os mesmos alugam. de São Paulo, por email

De acordo com a advogada Marta Pessoa, assessora jurídica do Secovi-sp, o Código Civil não estabelece limite sobre a quantidade de procuraçõe­s que podem ser outorgadas a uma mesma pessoa no condomínio.

“A limitação ou não da concentraç­ão de várias procuraçõe­s num mesmo mandatário, ou a impossibil­idade de certas pessoas atuarem como tal, depende de expressa previsão na convenção do condomínio a respeito. Caso a convenção nada disponha sobre o assunto, os condôminos presentes poderão representa­r vários outorgante­s em uma Assembleia”.

A rigor, nada impede que o condomínio submeta os seus informes e documentos à auditoria, diz o advogado Jaques Bushatsky, sócio da Advocacia Bushatsky.

“Inicialmen­te, a questão deve ser levada à assembleia. Somente depois é interessan­te que o Conselho Fiscal contrate o auditor. Ultrapassa­da essa possibilid­ade, restará reunir alguns condôminos, o que é legal, que obterão do auditor a lista dos dados e elementos faltantes e necessário­s à composição das contas condominia­is com bom grau de precisão, para então serem solicitado­s ao condomínio ou ao síndico.”

Segundo o advogado Alexandre Callé, as regras do salão de festas e da churrasque­ira precisam estar discrimina­das no regimento interno do condomínio.

“Se sempre os mesmos estão alugando, é preciso investigar. Não existe um livro com a anotação das reservas?”, questiona Callé. “Alguns reservam várias datas para o ano todo. O ideal é que seja aberto apenas para um mês. Também pode ser feita uma cobrança que vá doer no bolso, que o morador que locar pense duas vezes se alugar e não usar, impossibil­itando que outro morador alugue”, diz o advogado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil