Agora

Prisão de líderes de sem-teto coloca ocupações em xeque

Ministério Público alega que exemplos passados de conexões criminosas podem se reproduzir

- PAULO GOMES MARLENE BERGAMO

Um pedido de prisão de líderes de organizaçõ­es por moradia em São Paulo suscitado por acusações de extorsão em ocupações, algumas delas com fim trágico, coloca em xeque o destino de movimentos que vêm recuperand­o edifícios ociosos no centro da cidade.

Na denúncia, o promotor Cássio Conserino utiliza casos notórios de ocupações associadas a condutas criminosas, como a do antigo Cine Marrocos e a do prédio Wilton Paes de Almeida, para concluir que o mesmo ocorreria em outras ocupações.

Com base na denúncia, a Justiça de São Paulo determinou, no início deste mês, a prisão preventiva de nove líderes de diferentes movimentos de moradia na capital paulista. Manteve, também, a prisão de outros quatro detidos em junho.

Na denúncia, o promotor afirma que “operações policiais já culminaram com a prisão de membros do PCC em ocupações ‘sem-teto’”, em alusão à ação contra o tráfico de drogas no Cine Marrocos em 2016. O local era ocupado pelo movimento MSTS, grupo que não consta na denúncia atual.

Ele nega, contudo, que busque deslegitim­ar os movimentos: “Não se pretende criminaliz­ar movimentos sociais que, em tese, deveriam ser legítimos; ao contrário, se pretende criminaliz­ar, com forte investigaç­ão, os responsáve­is pelas condutas criminosas e que se escondem sob o pálio de tais movimentos para extorquir toda sorte de vítimas, fazendo-os sob modelo de organizaçã­o criminosa”, escreve na denúncia.

A decisão da Justiça distingue cinco movimentos: MLSM, MMPT, FLM, MMCR e TNG. O primeiro ocupava o Wilton Paes de Almeida, prédio que desabou em maio de 2018 após incêndio, resultando em sete mortes.

“É uma investigaç­ão generaliza­da de uma série de movimentos sociais com lideranças diferentes, formas de atuação diferentes e ocupações diferentes”, afirma o advogado Augusto Arruda Botelho, que defende Janice Ferreira Silva, da Ocupação 9 de Julho. (Folha)

 ?? Marlene Bergamo/folhapress ?? Ocupação 9 de Julho, na região central da capital, com trabalhos feitos em oficina de desenho e pintura feita por artistas plásticos;
Marlene Bergamo/folhapress Ocupação 9 de Julho, na região central da capital, com trabalhos feitos em oficina de desenho e pintura feita por artistas plásticos;

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil