Agora

Cartões viram tormento no setor defensivo do Peixe

- EDER TRASKINI

Zagueiros acumulam 4 vermelhos e 27 amarelos, mais que nos anos anteriores

Em 2 dos 3 últimos jogos fora de casa, o Santos teve de lidar com problemas causados por expulsões prematuras de um de seus zagueiros: Veríssimo, contra o Botafogo, e Gustavo Henrique, diante do Cruzeiro. O excesso de cartões recebidos pelos defensores ligou o alerta na Vila Belmiro.

O estilo de jogo de Jorge Sampaoli, que atua com a defesa alta, colabora para que os números sejam aumentados, já que constantem­ente a zaga santista é pega em profundida­de ou situações que precisa parar a jogada. Juntos, os quatro zagueiros utilizados pelo argentino somam 27 amarelos e quatro vermelhos na temporada, marca muito superior à dos últimos três anos.

Em 2018, sem Aguilar e com David Braz entre o quarteto que mais atuava, a zaga do Peixe somou 20 amarelos e apenas um vermelho a essa altura do Campeonato Brasileiro.

Já nos dois anos anteriores, os números são bem mais baixos. Em 2017, com Braz, Veríssimo, Cléber Reis e Yuri —já que Gustavo Henrique e Luiz Felipe se recuperava­m de graves lesões—, a equipe recebeu 17 amarelos e um vermelho até a 15ª rodada do Brasileirã­o. Na temporada anterior, foram 16 amarelos e um vermelho para o quarteto Gustavo Henrique, Luiz Felipe, David Braz e Lucas Veríssimo.

O ano de 2015 foi o que mais chegou perto dos números atuais de advertênci­as: 25 amarelos e três vermelhos. A equipe começou o ano com Enderson Moreira no comando, passou pelas mãos do interino Marcelo Fernandes, que acabou campeão paulista, e depois, em julho, teve o início da segunda era Dorival Júnior, que duraria até 2017.

Dorival tinha um estilo parecido com o de Sampaoli em relação à linha defensiva alta. (UOL)

 ?? Ivan Storti/santos FC ?? Expulsão do zagueiro Gustavo Henrique nos primeiros minutos da partida com o Cruzeiro, em Belo Horizonte, custa alto para o líder Santos
Ivan Storti/santos FC Expulsão do zagueiro Gustavo Henrique nos primeiros minutos da partida com o Cruzeiro, em Belo Horizonte, custa alto para o líder Santos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil