Agora

Vacina contra sarampo deve durar até segunda na capital

Declaração foi feita por coordenado­ra da Secretaria Municipal de Saúde em reunião em Brasília

- JÚLIA ZAREMBA

BRASÍLIA O município de São Paulo só tem estoque de vacina até segunda-feira (26), cinco dias antes do fim da campanha de vacinação contra o sarampo, em 31 de agosto.

A declaração foi feita nesta quinta (22) pela coordenado­ra de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Solange Saboia, durante reunião acompanhad­a pela reportagem com representa­ntes de secretaria­s de outros estados com o Ministério da Saúde em Brasília.

Ela afirmou que têm sido aplicadas 70 mil doses por dia, três vezes mais do que antes, e que o estoque não está dando conta.

“Não temos vacina. Está faltando vacina no município”, afirmou. “Vamos ter que cancelar bloqueios? Ter que cancelar varredura?”

Saboia pediu apoio do Ministério da Saúde e da secretaria estadual de Saúde de São Paulo para dar conta da demanda. Segundo ela, “está sendo impossível fazer as varreduras” devido ao tamanho da capital.

Conforme afirmou, foram deslocados 1.000 agentes para ações de bloqueio, que costumam atingir de 7.000 a 10 mil pessoas.

“As varreduras consomem um quantitati­vo vacinal enorme. E ficam praticamen­te impossívei­s de serem realizadas a contento na situação epidemioló­gica em que estamos”, afirmou.

De acordo com a coordenado­ra, há 1.314 casos confirmado­s de sarampo no município e 7.600 casos suspeitos em investigaç­ão. No estado, há cerca de 1.800 casos confirmado­s e mais de 8 mil em investigaç­ão, distribuíd­os por 79 municípios.

Resposta

O Ministério da Saúde afirma que solicitou uma pesquisa de avaliação, um inquérito sorológico, junto aos estados e municípios, e que não há, até o momento, evidência de falha vacinal contra o sarampo. (Folha)

 ?? Rubens Cavallari - 5.abr.19/folhapress ?? Homem é imunizado contra o sarampo na avenida Paulista (centro); campanha vai até o dia 31, mas há dúvidas se vacinas irão durar até lá
Rubens Cavallari - 5.abr.19/folhapress Homem é imunizado contra o sarampo na avenida Paulista (centro); campanha vai até o dia 31, mas há dúvidas se vacinas irão durar até lá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil