Agora

Idosos temem perder espaço público de lazer em Pinheiros

Prefeitura repassa espaço na zona oeste a outra entidade e diz que local terá que ser dividido

- ELAINE GRANCONATO

Cerca de 120 idosos que participam de atividades físicas e culturais gratuitas em um imóvel situado em uma praça pública de Pinheiros (zona oeste) temem ficar desalojado­s, depois de 11 anos no local.

Uma outra entidade voltada para público jovem, entre 16 e 24 anos, foi autorizada pela prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), a assumir o espaço para cursos profission­alizantes na área de costura e design em moda.

O CIIPE (Centro de Integração, Informação e Preparação para o Envelhecim­ento) ocupa imóvel dentro da praça Victor Civita desde que a área verde foi inaugurada, em novembro de 2008. A área total possui em torno de 13.700 metros quadrados.

“Na época, a prefeitura cedeu o espaço para a terceira idade usar, inclusive com o imóvel todo pensado para uso do idoso, sem degraus e com barras de segurança nos banheiros. Foi uma luta grande para conseguirm­os um lugar”, conta Aparecida Caprino, 77 anos, presidente do CIIPE.

Antes, o mesmo grupo utilizou espaço na UBS (Unidade Básica de Saúde) de Pinheiros e, depois, um terreno ao lado da praça. O que representa em torno de 20 anos de atividades.

“Nós vamos ficar doentes, caso isso acabe. Eu tive depressão e o médico me recomendou que fizesse atividade física”, diz a ex-cabeleirei­ra Hilda Kobaiyashi, 71 anos, que há 11 frequenta o local. Hoje, faz aulas de taichi-chuan e dança sênior.

A aposentada Marilene Ribeiro, 79 anos, chegou para aula de pilates nesta quinta (22) e se assustou com o que encontrou. Mesas encostadas, sofás cobertos, cadeiras empilhadas e computador­es desligados. “Entraram como um trator”, diz. Ela faz também aulas de informátic­a e inglês.

O marido de Marilene, o engenheiro alemão Karl Schmieske, mostrou indignação. “Estou muito bravo com essa situação”, diz.

Desde a última semana, homens de empresa contratada trabalham na revitaliza­ção do imóvel: pintam paredes e refazem a parte elétrica. Cabos de energia foram furtados na praça e desde outubro do ano passado o local estava sem luz e nem sinal de internet.

No novo espaço funcionará curso gratuito de costura e design em moda e com vagas limitadas, conforme cartaz colado em uma das portas de vidro.

A praça é mantida pela prefeitura atualmente.

 ??  ??
 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Aposentado­s na recepção do espaço de cultura e lazer para idosos, na praça Victor Civita, em Pinheiros (zona oeste de São Paulo)
Rivaldo Gomes/folhapress Aposentado­s na recepção do espaço de cultura e lazer para idosos, na praça Victor Civita, em Pinheiros (zona oeste de São Paulo)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil