Agora

Saiba conferir o valor exato da primeira parcela do 13º do INSS

Descontos, como do Imposto de Renda, serão calculados quando Previdênci­a pagar segunda parcela

- FERNANDA BRIGATTI

Aposentado­s e pensionist­as do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já conseguem conferir quanto receberão no depósito da primeira parcela do 13º.

O pagamento será feito a partir de segunda-feira (26), junto com o benefício de agosto, seguindo o calendário mensal de liberações. Nesta parcela, quem já era aposentado em janeiro terá exatamente a metade do valor que recebe todo mês.

A segunda parte da grana começa a ser paga em novembro. Nela, há o desconto do Imposto de Renda. O INSS calcula o IR sobre o valor total do benefício e faz o desconto do imposto, para quem está obrigado a pagálo. Há também o abatimento do que já foi liberado na primeira parcela do 13º.

Para o segurado que começou a receber um benefício a partir de fevereiro, o valor do abono de Natal será menor. O cálculo é proporcion­al ao número de meses em que o segurado tem a grana até o fim deste ano.

Quem começou a receber a aposentado­ria ou a pensão em março, por exemplo, terá o abono proporcion­al a dez meses. Os segurados que se aposentare­m a partir de agora receberão as duas partes do 13º do INSS juntas, entre os meses de novembro e dezembro.

O trabalhado­r que está recebendo um benefício por incapacida­de também recebe o abono de Natal. Neste caso, a conta também é diferente. O valor é calculado entre janeiro (ou o mês em que teve início o afastament­o do segurado) e agosto.

A antecipaçã­o do 13º deve passar a ser permanente. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) enviou uma medida provisória instituind­o o pagamento. Até o ano passado, a liberação da grana em agosto dependia de decreto. Quem recebe benefícios assistenci­al ou salário-maternidad­e não tem direito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil