Agora

Salles quer unir ONGS e mineradora­s

-

O Ministério do Meio Ambiente quer criar a Forçataref­a Pró-amazônia, reunindo Ministério da Defesa, Polícia Federal, a Fundação Nacional do Índio (Funai), Agência Nacional de Mineração, Instituto Nacional de Colonizaçã­o e Reforma Agrária (Incra) e a Secretaria de Patrimônio da União.

Além de entidades do terceiro setor ligadas à preservaçã­o da Amazônia, a força-tarefa incluirá empresas e associaçõe­s com interesses econômicos na região, como madeireira­s e mineradora­s.

O objetivo, disse o ministro Ricardo Salles ao UOL, é “olhar a questão do desmatamen­to da Amazônia como um todo, em todas as frentes, e transforma­r em realidade a história de que floresta em pé vale mais do que floresta deitada”.

Ele prevê reuniões quinzenais e espera que as primeiras medidas sejam anunciadas dentro de um mês.

O anúncio da iniciativa governamen­tal ocorre no contexto de uma crescente deterioraç­ão da imagem preservaci­onista do Brasil.

Pesaram para isso o aumento nos índices de devastação da Amazônia, as críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e por Salles à Alemanha e à Nor8uega (principais doadores do Fundo Amazônia) e a demissão do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O nome do ministro, alvo de investigaç­ão por enriquecim­ento ilícito, atrai controvérs­ia. Ele contesta a acusação, que atribui à reforma de um apartament­o declarada à Receita Federal. (UOL)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil