Agora

Bolsonaro ameaça comando da PF e silêncio de Moro incomoda

Crise na polícia se aprofunda com aviso do presidente de que pode trocar diretor-geral do órgão

- CAMILA MATTOSO

SALVADOR O silêncio do ministro da Justiça, Sergio Moro, diante dos sucessivos movimentos de interferên­cia do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal tem causado estranheza na cúpula do órgão.

Nos sete dias que se seguiram desde a primeira manifestaç­ão do presidente, no último dia 16, o ex-juiz não deu uma só declaração sobre o assunto e tentou, por meio de interlocut­ores, passar a impressão de que estava distante do problema.

Depois de atropelar a PF e anunciar uma troca na superinten­dência do Rio, sugerindo inclusive um nome para a mudança, Bolsonaro agora colocou em xeque a permanênci­a do diretorger­al, Maurício Valeixo.

“Agora há uma onda terrível sobre superinten­dência. Onze [superinten­dentes] foram trocados e ninguém falou nada. Sugiro o cara de um estado para ir para lá: ‘Está interferin­do’. Espera aí. Se eu não posso trocar o superinten­dente, eu vou trocar o diretor-geral”, afirmou Bolsonaro nesta quinta.

Moro, em seu Twitter, postou mensagens sobre assuntos diversos, mas não tocou na polêmica.

Em eventos da pasta ao longo da última semana, o ministro fez discursos e falou sobre o projeto de abuso de autoridade, que foi aprovado na Câmara e aguarda sanção presidenci­al.

A Polícia Federal é uma instituiçã­o subordinad­a ao ministério da Justiça. Valeixo virou chefe da PF por escolha de Moro. Os dois se conhecem há vários anos e trabalhara­m juntos na operação Lava Jato, no início.

As últimas declaraçõe­s do presidente provocaram críticas de policiais federais e fez ganhar força a proposta de necessidad­e de autonomia do órgão.

Enquanto isso, pessoas próximas a Moro passam o discurso de que não há chance de ele deixar o governo por causa da interferên­cia. (Folha)

 ??  ??
 ?? Pedro Ladeira/folhapress ?? O presidente Jair Bolsonaro sinalizou que pode trocar o diretor-geral da Polícia Federal
Pedro Ladeira/folhapress O presidente Jair Bolsonaro sinalizou que pode trocar o diretor-geral da Polícia Federal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil